Medindo aproximadamente 20 metros de altura, uma estrutura feita especialmente para um festival na Holanda chamou atenção dos curiosos. Denominada como Abondantus Gigantus (grande abundante), a “igreja lego” foi construída para o evento Grenswerk, na cidade de Enschede, e impressionou pela originalidade da arquitetura.
Blocos de concreto coloridos de 545 kg cada um, pintados em cores primárias, lembram os tijolinhos do lego, e foram empilhados formando uma fachada vazada, com espaço entre as peças. O escritório holandês LOOS.FM assina o projeto, realizado pelos artistas e arquitetos Philip Jonker e Michiel de Wit. "Os blocos criam uma estranheza nas proporções. Como não foram colados lateralmente um nos outros, cria-se um padrão poroso na fachada. Isso adiciona uma nova dimensão no edifício, permitindo a entrada de luz natural durante o dia e a passagem da luz interna para fora durante a noite", informou o LOOS.FM.
Veja mais fotos da igreja
Além dos blocos colocados uns sobre os outros, o que, segundo o escritório, tornou a construção da igreja mais fácil, a cobertura do prédio foi executada com uma estrutura triangular de madeira e telhas metálicas. O chão da igreja é formado por placas de concreto. Há ainda um palco interno, uma plataforma e uma sala na torre. "Esse edifício faz a conexão entre algo grande e fantástico e algo simples e compreensível. O prédio deve servir como um exemplo para tudo aquilo que é possível", divulgou o escritório.
A estrutura foi montada para funcionar apenas durante o festival, que aconteceu no ano passado, como espaço de entretenimento
Confira como foi a montagem da estrutura: