Quebra-quebra, barulho e muita bagunça. Quem se prepara para a compra de um imóvel para morar sabe que, assim que fechar o negócio, terá de passar pela etapa de decorá-lo. Depois de adquirir a casa ou o apartamento dos sonhos, é hora de deixar o novo lar aconchegante e bonito. Mas, para aqueles que não têm muita paciência com reformas, o apartamento decorado pode ser uma ótima solução. Para quem opta por essa alternativa, a vantagem é poder mudar logo, tendo tudo no lugar. A praticidade é o principal benefício de se optar pelo decorado, mesmo que o preço seja mais alto que a unidade padrão, entre 20% e 50%, dependendo da quantidade e a qualidade dos itens. Cartão de visitas do empreendimento, geralmente, os profissionais capricham para poder mostrar as possibilidades oferecidas pelo imóvel.
A designer Iara Santos ressalta que o consumidor que adquire um apartamento já decorado conta com um projeto adequado àquele espaço. “Nele, há todos os móveis, adornos, tapetes, cortinas e todos os equipamentos eletrodomésticos”, enumera. Além disso, o apartamento decorado ajuda o comprador em potencial a visualizar o futuro lar. “O imóvel que já tem ambientes montados e bem resolvidos dá mais certeza na hora de fechar negócio, pois o cliente já conheceu as instalações e a decoração. Isso traz mais segurança”, comenta a designer.
A praticidade e a rapidez na hora de mudar são destacadas pelo designer de interiores da Lider, Rafael Cândido
Outra vantagem é poder se livrar dos incômodos e desgastes provocados por uma obra, conforme a arquiteta. “Atualmente, está cada vez mais difícil encontrar mão de obra para realizar esse tipo de projeto, o que acarreta aumento no custo da execução”, ressalta . Além da praticidade, a arquiteta Luciana Savassi Guimarães diz que outro fator em prol dos imóveis decorados é o preço, que, algumas vezes, é vantajoso. “Deve-se ter uma noção do valor de mercado para avaliar o que existe no apartamento e o negócio valer a pena”, diz. Ela estima que, levando isso em consideração, ao comprar um imóvel decorado pode haver uma economia aproximada de 20% em alguns casos, caso o morador adquirisse tudo por conta própria.
COMPLETOS
A avaliação dos itens é interessante, porque de construtora para construtora variam as peças que integram os decorados. “Geralmente, o apartamento vem com armários (divisão interna bem básica), mobiliário, eletrodomésticos básicos (fogão, geladeira) e adornos. Os apartamentos mais completos são sempre os mais caros, pois essa decoração agrega valor ao imóvel, facilita a visualização dos espaços e concretiza o sonho do cliente”, interpreta Luciana
Veja também:
Bom negócio para investir