Lugarcerto

Lançamento

Primeiro condomínio do Reserva Real é concluído em Jaboticatubas

Empreendimento é de responsabilidade do Grupo Design Resorts

Joana Gontijo
- Foto: Divulgação

O primeiro condomínio do megaempreendimento residencial de luxo Reserva Real, que está sendo erguido em Jaboticatubas, no Vetor Norte da Grande BH, pelo Grupo Design Resorts, ficou pronto após um ano do começo das obras e apesar da época de chuvas. A Hípica Reserva Real está com toda a infraestrutura urbana totalmente concluída.

A Hípica conta com inovações no segmento de telecomunicações e distribuição de energia (com uso racional e inteligente), além de fiação subterrânea, internet ultrabanda larga e Centro Hípico com espaço para práticas esportivas e a realização de eventos.

Com previsão de ocupar uma extensão de 11 milhões de metros quadrados, os investimentos no Reserva Real chegam a R$ 2 bilhões. A Hípica é apenas uma das estruturas do empreendimento, que contará ainda com outros condomínios residenciais temáticos, campo de golfe, aeródromo, Centro de Treinamento de Tênis, centro comercial e empresarial.

No tocante à utilização da energia, o sistema de microgrid é uma das novidades mais significativas da Hípica (o primeiro lugar da América Latina a estrear essa inovação), garantindo um consumo inteligente. Lançando mão de fontes renováveis, o microgrid trabalha de forma autônoma e menos centralizada, o que agrega mais eficiência, economia e qualidade na distribuição da eletricidade, além dos usuários domésticos conseguirem minimizar perdas nas redes elétricas.

A tecnologia de iluminação das áreas comuns da Hípica Reserva Real é outro diferencial. Composto a partir de LEDs (Diodo Emissor de Luz), o sistema de lâmpadas gasta 90% menos e têm vida média de 70 mil horas, enquanto as incandescentes duram apenas 750 horas.
- Foto: Divulgação
Dentro de uma infraestrutura de alto nível que reúne cabos de fibra ótica e modernos equipamentos, instalada no espaço subterrâneo, a rede de internet ultrabanda larga, dez vezes mais rápida do que as convencionais, recebeu recursos que chegam a R$ 2 milhões e é outro apelo tecnológico para os futuros moradores. “Além de eficiente, sofisticado e avançado, o nosso sistema ficará embaixo da terra, eliminando a poluição visual que se vê normalmente em outros lugares”, explica o diretor de engenharia do grupo, João Paulo Domingues.

Com possibilidade de abrigar a prática de diversas modalidades esportivas, como saltos, polo, adestramento, além da realização de torneios e espetáculos equestres, o Centro Hípico é inédito em um condomínio residencial. “Organizamos todas as possibilidades do hipismo num mesmo lugar”, explica o arquiteto responsável pelo projeto, Pedro Barata. O local terá cocheiras, áreas para apoio técnico, pistas, picadeiros, arquibancadas, bar e restaurante com mobiliário moderno e funcional.

A Hípica Reserva Real ainda terá as calçadas com o mesmo padrão, em pedra portuguesa e grama; e a mesma medida, com passeios largos, de 2,5m
. Além disso, há rebaixamento para acessos a cadeirantes. “São novidades de alto nível”, completa José Miguel Martins, presidente do Grupo Design Resorts.