As brincadeiras estimulam a criatividade e são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Porém, é preciso que os pais estejam sempre atentos para que esses momentos de diversão não se transformem em pesadelo. Muitas das lesões em crianças são causadas por acidentes domésticos, e poderiam ser evitadas com pequenas atitudes. Pensando nisso, a gerente da Universidade Multicoisas, Renata Matos Rocha Zamperlini, preparou algumas orientações para deixar a casa mais segura para os pequenos.
“Alguns cuidados podem deixar o ambiente mais seguro. O uso de protetores de quinas em móveis diversos é um deles. A instalação do item pode evitar lesões, comuns na cabeça e região dos olhos, por exemplo”, explica.
As gavetas e armários também são perigosos, já que podem guardar objetos como facas e objetos cortantes. “Para a criança ter mais liberdade dentro de casa, os pais podem fazer a instalação de travas de segurança”, afirma a gerente.
Locais onde existe o fácil acesso à água devem ser observados. “Alguns acidentes, como os afogamentos, podem acontecer por segundos de distração dos pais. A trava para vaso sanitário garante a segurança, já que impede a abertura”, finaliza.