Lugarcerto

Abrigos transparentes oferecem requinte ao camping

Dois projetos inusitados permitem uma integração melhor entre homem e meio ambiente

Joana Gontijo
- Foto: Divulgação

O ato de acampar ganha força na proposta de reaproximar homem e natureza com o projeto do designer francês Pierre Stephane Dumas, criador da empresa Bubble Tree. Batizado de Cristal Bubble, o abrigo temporário em formato de uma bolha translúcida transporta os aventureiros para belas noites contemplando as estrelas.

Veja mais fotos da Cristal Bubble

O projeto foi concebido para gerar o mínimo impacto ambiental, sem esquecer do conforto. As bolhas podem ter configurações - Foto: Arsi Ikäheimonen/Divulgaçãodiversificadas, com apenas uma sala, no desenho menor, ou até dois dormitórios e um banheiro. Espalhados por vários campos franceses voltados essencialmente ao ecoturismo, os abrigos podem ser alugados por uma noite ou também para eventos urbanos ao ar livre.

Em outra sugestão, a experiência do camping adquire sofisticação com uma cabana feita em madeira e vidro que pode ser facilmente montada e desmontada somente com uma chave de fenda. A Garden Shed, criada por um casal de finlandeses em 2010, oferece a possibilidade de explorar paisagens intocadas na praia, no campo ou na montanha, misturando um clima aconchegante às belezas naturais.

Veja mais fotos da Garden Shed

Seguindo os preceitos sustentáveis, a cabana já é produzida em escala industrial e é comercializada pela loja de design Kekkilä Garden, de Helsinque. Ela é como uma pequena casa pré-fabricada, com telhado inclinado e feito de módulos de pinho e vidro laminado.A estrutura conta apenas com quarto e armários, e tem ainda placas para captação de energia solar que garantem conforto térmico no frio ou no calor, com versatilidade para ser erguida em diferentes formas.