Lugarcerto

Hotel de gelo na Suécia atrai turistas do mundo inteiro

A estrutura temporária só funciona nos meses mais frios do ano

Joana Gontijo
- Foto: Ice Hotel/Divulgação

Situado a 200 quilômetros do círculo polar ártico, na Suécia, um hotel só existe durante cerca de cinco meses. Na cidade de Jukkasjarvi, o Ice Hotel, totalmente feito de gelo, é construído em dezembro e derrete a partir de abril, com as temperaturas mais altas.

Veja mais fotos

Cada vez que a construção vai se iniciar, um artista local é selecionado para projetar e executar a obra temporária que sempre é feita nas margens do rio Torne, o mais significativo da região, de onde são retirados os blocos de gelo para erguer o hotel. O lugar celebra a cultura de um povo oriundo do norte da Escandinávia, os saami, cujas características são modeladas pelo inverno duradouro e intenso.

A temperatura no interior da estrutura mantém-se entre 4ºC e 6ºC, onde tudo é feito de água congelada e neve: quartos, bar, teatro, uma sala para exposições de arte, além dos copos, as camas, as escadas, os móveis da recepção e até a louça dos banheiros. Além disso, os hóspedes podem conhecer uma capela toda em gelo, onde são comuns casamentos entre a população local.

O hotel tem dois tipos de quarto: suítes normais e suítes artísticas, estas últimas decoradas por artistas com temáticas diferentes. Para amenizar o frio, a administração oferece casacos aos hóspedes que, ao se deitar, usam uma roupa especial dentro de um saco de dormir térmico sobre a cama de gelo que ainda é coberta por uma pele de alce.

Há também opção de passar a noite em um quarto normal, mais quente, em uma construção ao lado. As diárias na suítes normais chegam a 120 euros e nas artísticas mais de 200 euros por pessoa, ou seja, os preços ficam entre cerca de R$ 300 e R$ 500.