Alguns mosteiros espalhados pelo mundo surpreendem pela arquitetura extraordinária e pelos locais inusitados onde estão instalados, muitos agarrados na beira de penhascos. Construídos em alturas imponentes sobre montanhas, eles garantem paz e sossego para se conectar com Deus, e permitem que apenas os mais dedicados, e que não têm vertigem, se unam para os momentos de oração. Como demonstra reportagem do Mail Online, site do jornal britânico Daily Mail, muitos eram acessíveis somente por caminhos secretos e íngremes, proporcionando o máximo de reclusão para aqueles que buscavam um retiro espiritual duradouro.
Localizado a aproximadamente 75 quilômetros a leste da cidade Xian, capital da província de Shaanxi, na China, o Monte Huashan, uma das cinco montanhas sagradas do país, abriga vários templos taoístas. Eles são muito famosos pelas peregrinações de imperadores de dinastias antigas, tornando-se terra sagrada do taoísmo, tradição filosófica e religiosa que tem influenciado os povos do leste da Ásia há mais de 2.500 anos.
No Butão, o mosteiro de Taktsang é um dos mais afamados do país. Ele foi construído em 1692 na boca da caverna Taktsang Senge Samdup, onde o santo budista Guru Padmasambhava teria meditado lá pelos idos dos anos 800. A construção fica a 3.120 metros de altitude, e é uma entre treze cavernas chamadas ninho de tigre espalhadas pelo Tibete e pelo Butão onde o segundo buda teria meditado à sua época. Reza a antiga lenda que o santo milagrosamente voou até lá montado nos lombos de um fabuloso tigre.
O monastério tem sete templos abertos ao público, tanto a fiéis como a turistas curiosos. O edifício sofreu vários incêndios em diferentes épocas, e o que se vê hoje em dia, naturalmente, é a mais recente restauração. Existem duas opções para chegar ao topo: a pé ou sobre mulas que podem ser alugadas
A maioria destes grandes edifícios não são fáceis de acessar. Na Grécia, o mosteiro de Roussanou só poderia ser acessado por guindastes, sendo que as escadas foram construídas apenas em 1920. Este é um dos seis mosteiros ativos de Meteora, um maiores e mais importantes complexos de mosteiros do país, atrás apenas do Monte Athos. As construções foram erguidas em pináculos de rocha de arenito natural.
Outro destaque fica em Sigiriya, antiga capital do Sri Lanka, onde, ao norte, está a rocha Pidurangala, com um monastério budista e templos em cavernas