Nada de edifícios quadrados e com design sisudo. As novas escolas e universidades têm proposta pós-moderna com intenso uso de vidro e metal. Iluminação natural e cores fortes também são palavras chaves nas instituições educacionais no futuro.
Clique aqui e veja mais fotos!
Pelo menos essa é a análise de alguns dos novos projetos de escolas, ainda no papel ou já em execução ao redor do mundo. O Lugar Certo reuniu 23 exemplos de prédios que em médio prazo vão receber as novas gerações de estudantes.
O branco e o cinza surgem como cores predominantes nos projetos, mas sempre margeados por blocos com tons contrastantes. Lâminas de vidro mantêm o aspecto claro nas fachadas dos edifícios. As formas predominantes são geométricas sem, contudo, parecer antiquado.
Um bom exemplo da nova tendência é o projeto da Faculdade de Direito da Universidade de Sidney, na Austrália. O prédio é composto por um enorme bloco retangular envolto em vidro, ladeado por uma estrutura cônica de metal. O edifício é assinado pelo escritório australiano FJMT.
A aposta no visual clean e uso da iluminação natural também acontece no Centro de Ensino da Universidade Ryerson, em Toronto Canadá. Previsto para ser entregue em 2014, o prédio é projetado pelo estúdio norueguês Snohetta e possui uma monumental fachada em branco, com vidros decorados.
Países emergentes como Índia ou China também terão universidades surpreendentes nos próximos anos. Um bom exemplo será o campus de Ciências Marinhas da universidade Postech, na Coréia do Sul. O complexo, assinado pelo SmithGroup, acompanha o relevo de uma enseada, com os edifícios em formato de onda
Clique aqui e veja mais fotos!