Lugarcerto

Tintas fáceis de limpar substituem azulejos na cozinha

- Foto: Credito Gladyston Rodrigues/AOCUBO FILMES

Uma nova tendência é convidada a entrar na casa dos brasileiros: o uso de tintas nas cozinhas em substituição aos tradicionais azulejos. Há algum tempo esse ambiente tem despertado o interesse de arquitetos, decoradores e dos próprios moradores da residência, ganhando o status de área social. Já utilizadas nos Estados Unidos e Europa, as tintas nas cozinhas compõem ambientes coloridos, simples de serem modificados com freqüência e, dependendo do produto utilizado, fáceis para limpar.

Para Erica Taguti, consultora de cores da Suvinil, a limpeza da cozinha é uma preocupação, mas na área de preparo dos alimentos geralmente existem armários que cobrem todas as paredes, além de coifas que utilizam tecnologias de ponta e minimizam a ação da gordura. Já nas áreas das refeições, que ficam mais distantes da preparação do alimento, a utilização de cores garante um ambiente mais alegre e divertido. "Atualmente existem tintas com tecnologias modernas, que proporcionam a limpeza da superfície com mais facilidade, como a Suvinil Limpa Fácil, com acabamento acetinado e Suvinil Epoxi, com acabamento brilhante", completa Erica.

A utilização de tintas facilita a decoração desses ambientes, pois além da fácil aplicação e possibilidade de mudanças mais freqüentes, a grande diversidade de cores permite aos consumidores adequarem os ambientes conforme suas necessidades e desejos.

Para fugir do tradicional branco, os tons como verdes cítricos mais claros, que deixam o ambiente mais amplo ou verdes queimados, que criam uma atmosfera mais acolhedora, são uma opção. Os consumidores que desejarem uma sensação mais quente podem optar por vermelho queimado e laranja, que são ideais para deixar a cozinha alegre e com bastante personalidade. Para uma cozinha mais sóbria e ainda sim alegre, os tons azuis são bem vindos em tons mais arroxeados ou turquesa.