Um hotel mexicano oferece aos visitantes uma estadia diferente do comum. Respeitando os preceitos das construções ecológicas, as acomodações do TuboHotel são instaladas em tubos de concreto reciclados, provenientes de bueiros e esgotos industriais. Embora a ideia de dormir dentro de uma estrutura como essa não pareça muito atrativa, os arquitetos responsáveis pelo conceito conseguiram transformar esta experiência em algo singular, sem esquecer do conforto.
Situado a aproximadamente 45 minutos ao sul da Cidade do México, na aldeia de Tepoztlan, em Morelos, o empreendimento, com projeto de autoria do escritório de arquitetura T3arc, foi construído em apenas três meses, e funciona desde 2010. O custo do investimento foi muito inferior ao que se gastaria para erguer um hotel comum. No total, são 20 quartos, empilhados em formato de pirâmide, com vista para a Serra de Tepozteco.
Cada quarto de concreto mede 2,44 m de largura e 3,5 m de comprimento e têm a essência mais próxima do rústico. Eles são equipados com uma cama queen size coberta com lençóis de algodão egípcio, mesa de luz, ventilador, e uma gaveta debaixo da cama para acomodar as bagagens. Na extremidade de cada tubo está a porta de vidro, preservada por cortinas que mantêm uma certa privacidade.
As unidades se abrem para um pátio central, cercado por exuberante vegetação nativa, e não têm banheiro. Os hóspedes podem utilizar duas casas de banho comuns, porém privativas, localizadas na propriedade do hotel
A proposta de se construir um hotel em tubos surgiu com o projeto do arquiteto alemão Andreas Strauss para o Dasparkhotel, aberto em 2006, na Áustria, e serviu de inspiração para os arquitetos do T3arc. Por sua vez, eles ampliaram o conceito, criando módulos triangulares de dois andares. Pelo empilhamento de um tubo superior em dois tubos que ficam na base, o efeito visual resultante salta aos olhos, e a construção não afeta o meio ambiente natural que circunda a área.
O TuboHotel pode ser um interessante destino de férias, para todo o tipo de público, com preço acessível. Uma noite no alojamento custa cerca de R$ 65, de segunda a sexta-feira, passando para pouco mais de R$ 100 aos finais de semana