Uma localidade na Nova Zelândia conta com uma atração diferente que vai agradar muito aos fãs do cinema. Uma comunidade perto de Matamata, pequena cidade na região de Waikato, no norte do país, distante cerca de 150 quilômetros ao sul de Auckland, que foi usada como locação para a famosa trilogia do Senhor dos Anéis, está aberta ao público. Uma aldeia idílica, de paisagem incrível, com colinas verdes atravessadas pelo rio Waikato, que ganhou fama por ser escolhida como o local das filmagens. Há opção de hotelaria, incluindo o mesmo e icônico pub onde os personagens costumavam se reunir. Em Hobbiton, os visitantes podem encontrar a verdadeira atmosfera da aldeia que fez tanto sucesso nas telas, e os fanáticos pela trilogia podem sentir de perto como é viver no condado dos hobbits.
Com poucos habitantes, a cidade é a versão real da vila dos hobbits, criada por Peter Jackson. Agora, o local tornou-se atração turística para pessoas de todo o mundo, ansiosas para se aventurar em um cenário cinematográfico. As casas do condado mantêm as mesmas características mostradas nos filmes, com as célebres portas circulares, e agora podem ser alugadas por quem quer passar algum tempo por ali. Turistas e moradores das proximidades podem, por exemplo, desfrutar de uma boa bebida no pub The Green Dragon, conhecido pelos populares encontros entre Frodo, Sam, Merry e Pippin.
Leia mais:
O Hobbit estreia no Brasil em uma viagem de imagens e sons
Em setembro de 1998, o diretor Peter Jackson e a New Line Cinema descobriram a fazenda da família Alexander durante uma busca aérea para escolher uma locação adequada para as filmagens do Senhor dos Anéis. A paisagem fantástica da fazenda, praticamente intocada, lembrava os cenários descritos pelo autor, JRR Tolkien
O coordenador do condado, Russel Alexander, estimava que o lançamento do último filme ajudaria a levar cerca de 100 mil pessoas nos 12 meses seguintes, e o local, que recentemente comemorou seu décimo aniversário, foi visitado por aproximadamente 300 mil turistas na última década, como conta Alexander em reportagem do site do jornal britânico Daily Mail, Mail Online.
O The Green Dragon foi inaugurado oficialmente em 29 de novembro pelo primeiro-ministro da Nova Zelândia. O pub oferece bebidas exclusivas tiradas na torneira, incluindo cervejas, cidra e uma cerveja de gengibre, além de manter as portas circulares celebrizadas nos filmes os traços originais na decoração do interior. De acordo com sua página no Facebook, o pub é “um lugar para beber, um local de encontro, um lugar para descansar seus pés peludos”.
Conhecida por ruas largas e pelo clima calmo, o maior tesouro da região é natureza que a rodeia, fazendo com que os visitantes mergulhem em um mundo mágico. Claro que, em vez de encontrar hobbits, eles verão pastoreio de ovinos, cavalos e vacas