Fazer acontecer

Rogério Fernandes fala sobre ano novo, arte, decoração e Minas

De traço único e inconfundível, Rogério consolidou seu nome com trabalho democrático, original e versátil. Linha inclui objetos de decoração e uso pessoal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/12/2012 13:34 / atualizado em 31/12/2012 14:29 Letícia Orlandi /Estado de Minas

Carol Salgado/Divulgação
De origem nordestina, o artista plástico Rogério Fernandes escolheu Belo Horizonte para morar. Da infância entre artesãos e tradições do sertão às linhas e curvas da capital mineira, Rogério desenvolveu um traço único para suas gravuras e pinturas. O traço, que lembra a xilogravura, impregna de cores e movimento figuras tradicionais e contemporâneas, como a estilista Coco Chanel, o Rei do Baião Luiz Gonzaga, os pintores Van Gogh e Frida Kahlo e o supervilão Darth Vader, entre outras referências.

Em 2012, Rogério ganhou ainda mais projeção e integrou projetos de relevância social como a grife do Instituto Mário Penna e uma linha de comunicação visual para eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O trabalho do artista está também em painéis espalhados pela cidade, como a sede do Grupo Corpo, na Avenida Bandeirantes, bairro Mangabeiras; e no Espaço Cultural Cento e Quatro, no centro da capital.

Veja galeria de fotos com os trabalhos de Rogério Fernandes

Versátil, ele desenvolveu ainda uma linha de objetos para casa e de uso pessoal, com almofadas estampadas, moringas de água, pratos, copos, cadernos tipo moleskine e até capas para Iphone que viraram objetos cobiçados. Um orgulho, para ele, é ter tido esse reconhecimento todo em Minas Gerais, onde o público, conforme foi alertado por uma amiga – é muito exigente.

Confira nesta entrevista um pouco mais sobre o estilo deste artista de personalidade forte, alma colorida e democrática e olhar atento aos problemas sociais:

Conte um pouquinho sobre o desenvolvimento de sua técnica. Como você chegou a esse traço que lembra a xilogravura nordestina?
Este desenvolvimento é trabalho de uma vida toda. Sempre amei pintar e desenhar. Como artista amador, sempre foi sem preocupação, a arte sempre foi para me divertir - e ainda é - o nordeste sempre esteve presente na minha vida, tanto na música, na dança, na comida e na arte (de onde vem a influência do cordel). Nós, nordestinos, somo simples na forma de de expressar. Mas intensos. E essa maneira simples e direta tem a ver comigo, com minha alma. Então foi fácil, pois é algo muito real e autêntico em mim, e não frutos de pesquisa de estilo, sabe?

"Não compre nada para combinar com o sofá. Compre porque você amou, tocou seu coração em qualquer sentido. Uma casa aconchegante tem que ter isso", diz Rogério. Cores e descontração aparecem em sua linha de objetos


A relação entre arte e decoração é íntima. Como você teve a ideia de desenvolver uma linha de objetos?
Esta relação é íntima porque também sou designer e sempre acreditei na arte aplicada à vida. Que pode ser quadro ou objeto - ou qualquer coisa que eu queira e ache que vale a pena. E como todo o meu trabalho, nasce da minha necessidade de expressão. Não importa se for uma obra exclusiva ou de série. Quem vai decidir o que quer em meu atelier ou no meu site é o meu cliente. Ele pode ter um Rogério Fernandes de R$30 a R$30.000. É assim que penso a arte, ela pode ser democrática, atingir vários públicos. Por que não? Estamos no século 21, é preciso modificar pensamentos e as estruturas elitistas da arte. A internet está aí gritando isso para os artistas todos os dias. Nós temos que ditar esse novo ritmo e é isso que venho fazendo.

Qual a sua concepção de uma casa bonita e aconchegante?
É aquela que transparece a alma de seus habitantes. Sempre digo aos meus clientes: não compre nada para combinar com o sofá. Compre porque você amou, tocou seu coração em qualquer sentido. Uma casa aconchegante tem que ter isso. A gente tem que entrar e sentir isso e as pessoas estão, cada dia mais, percebendo isso. E me orgulho muito quando alguém vai à minha galeria à procura desse sentimento que ela quer colocar em casa.

Seu trabalho ficou em evidência na mídia, não só em Minas, em 2012. O que esse ano representou para você?
O ano de 2012 foi intenso demais pra mim em todos os sentidos. De janeiro a dezembro, não parei um só dia. Trabalhei muito, produzi como nunca em minha carreira e acho que a repercussão é um reflexo disso. Fiquei honrado com isso e, sinceramente, não esperava tanto. Uma amiga me falou que era tudo merecido. Perguntei então: será?, no que ela respondeu: querido, se você não fosse bom, pode acreditar, ninguém daria nada, ainda mais em Minas Gerais! Fiquei feliz com isso, pois ser reconhecidos aqui, ainda mais não sendo mineiro, é muito difícil. Os mineiros são muito exigentes.

Quais são suas expectativas para 2013? Novidades nos seus trabalhos, novos produtos?
Em 2013 quero voltar a São Paulo, com um pouco mais de experiência e maturidade artística. Vou continuar morando em Belo Horizonte, que é ótima para viver e criar os filhos, mas meu planejamento principal para 2013 envolve a ponte aérea: abrir um Espaço Rogério Fernandes em São Paulo com galeria, atelier, café, curso de artes.

As capas para Iphone misturam o traço de Rogério, que lembra xilogravura, e as figuras do universo pop - Rogério Fernandes/ www.rogeriofernandes.com.br As capas para Iphone misturam o traço de Rogério, que lembra xilogravura, e as figuras do universo pop
Uma ideia ousada, que sempre busquei, e estou procurando investidores. Paralelo a isso, quero continuar produzindo até mais do que em 2012. E vamos que vamos! (risos)

Rogério, no fim do ano, muita gente faz planos de mudança para os próximos 365 dias. Você já mudou sua vida de diversas maneiras – veio para Minas, era diretor de criação em agência e se fez artista plástico. O que você poderia dizer para quem fica nessa de planos e mais planos? Como fazer acontecer?
Eu costumo dizer: pare de planejar, almejar, desejar e comece a fazer. A trancos e barrancos, se for o caso, mas faça. Não fique esperando a hora certa chegar. A gente nunca sabe. Ninguém nunca me disse: Rogério, vai, meu filho, que sua hora chegou. A vida é curta demais para esperarmos o momento certo. Mas um coisa você pode ter certeza: a vida, o universo, Deus, ou seja lá o que você acredite, estão sempre dispostos a apostar em quem realiza!

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho de Rogério Fernandes, visite a galeria e loja virtual do artista: www.rogeriofernandes.com.br

Chanel, Maria Bonita, Frida e Piaf em Angicos: acrílica sobre tela - Rogério Fernandes/ www.rogeriofernandes.com.br Chanel, Maria Bonita, Frida e Piaf em Angicos: acrílica sobre tela


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023