A principal característica desta casa na Grécia se forma a partir do grande muro de pedras que envolve a construção, centralizando como elemento marcante um volume prismático e facetado em branco que chama a atenção na composição da residência. Localizada em Rhodes, cidade medieval capital da ilha que leva o mesmo nome, a Villa F tem projeto de autoria do escritório Hornung and Jacobi Architecture e foi concebida para ser um espaço de descanso e lazer durante as férias.
Interrompido somente por um portão de entrada, o muro circundante ao imóvel se sobressai em uma curva sinuosa que forma uma imponente barreira rochosa. O terreno está situado três metros acima de uma estrada costeira. Se, por um lado, o muro gera um nível elevado que garante a privacidade, por outro a morada se abre para a visão da praia e o mar.
A construção foi planejada para um casal. Eles queriam uma área separada para os hóspedes, que foi instalada em uma casa anexa independente do volume central, mas que também se integra ao projeto por um passeio que percorre o jardim até o acesso para convidados. Como escrevem os arquitetos em seu site oficial, à primeira vista, a tipologia do edifício parece ser estranha se comparada ao contexto. “No entanto, esta impressão é refutada pela coreografia do imóvel, que é precisamente orientada para o contexto”, afirmam.
A partir da porta de entrada, claraboias mostram o caminho até a sala principal. A torção traduzida pelo muro concentra a visão para o mar pelo outro extremo da casa, conectando espaços interiores e exteriores, sendo que a preocupação mais iminente dos profissionais era evitar uma limitação da vista magnífica do mediterrâneo grego
Uma piscina perto da área social e um jardim delineando o espaço se fazem presentes no primeiro andar. No nível acima, os ambientes íntimos se abrem para a paisagem e completam o visual de puro deleite.