Durante a Segunda Guerra Mundial e em tempos de Guerra Fria, vários países construíram abrigos impenetráveis, e muitos deles continuam em pé até hoje. As diversas ameaças motivaram a construção dessas fortalezas militares em locais de importância tática, normalmente onde ocorriam testes e desenvolvimento de armas, além de reuniões de planejamento do alto escalão da inteligência.
Devido ao grande sucesso de filmes, livros e séries de televisão, uma nova teoria apocalíptica surgiu. “E se zumbis dominarem a Terra?”. Empresas criaram casas que, segundo elas, serão a salvação para esse tipo de ameaça.
A empresa polonesa KWK Promes projetou e construiu uma casa totalmente à prova de zumbis. Depois de dois anos de projetos e quatro anos de construção, a “Safe House” ganhou, literalmente, vida em uma cidade situada aos arredores de Varsóvia, capital da Polônia. Edificada em uma ampla área de 2,5 mil m², a residência de dois andares tem paredes de concreto móveis, capazes de subir e descer de acordo com a vontade do dono da casa.
Por trás de toda a frieza do concreto, há um design interno bastante sofisticado, cheio de luxo e conforto. Desenvolvida independentemente pela decoradora Magdalena Radalowicz, a arquitetura interior é elegante, com direito a piscina e uma área útil de 556 m². E a inteligência da casa não fica apenas na segurança. Um sistema híbrido de aquecimento se utiliza de energia solar e bombas de calor, garantindo o controle de temperatura da casa tanto com as muralhas abertas quanto fechadas. A eletricidade também é proveniente, em sua maioria, de fontes sustentáveis.
A casa é fruto de um concurso internacional de arquitetura, vencido pelo escritório Njemjer&Grandchildren. Os edifícios serão conectados por um sistema de passarelas elevadas a 8m do chão. As residências serão financiadas pela prefeitura e construídas por uma empresa especializada em condomínios fechados de luxo.