Lugarcerto

Casa lembra grande caixa voltada para o mar e se inspira em famosa obra arte

Projeto deste imóvel na Austrália se conecta com o entorno e dá visão exuberante da natureza

Joana Gontijo
- Foto: Durbach Block Jaggers/Divulgação

Situada na beira de um penhasco de 70 metros de altura, esta casa em Dover Heights, perto de Sydney, na Austrália, proporciona uma visão estonteante da natureza ao redor. No litoral, aberta para a infinitude do mar azul, a construção lembra uma grande caixa em forma de paralelepípedo, mas também prima por desenhos curvilíneos. Com projeto do escritório de arquitetura Durbach Block Jaggers, a Holman House, como foi batizada, busca inspiração em um conceito que vem da arte: uma pintura de Picasso.

Veja mais fotos da Holman House

O privilégio de estar instalada sobre a pedra faz com que a morada se torne um verdadeiro mirante e fique perfeitamente em sintonia com a paisagem natural que, por si só, convida a momentos de puro deleite. A obra O Banhista, do artista espanhol, ganha uma referência a partir das quatro estacas inclinadas que fazem a sustentação do imóvel, de acordo com os autores. Em dois andares, nasce uma série complexa de espaços interiores que valoriza a fluidez em sua configuração, em que um design sinuoso em arcos, dobras e extensões respondem ao sol, à paisagem e à vista.

No interior, os ambientes de convivência permitem o contraste entre as linhas curvas e o reto presente na fachada. Isso acontece, por exemplo, na cozinha e na sala de estar, onde as paredes envidraçadas permitem que o mar adentre a residência.

No pavimento inferior, paredes de pedra emolduram os cômodos, aparecendo como uma continuação do penhasco abaixo, e conferindo uma atmosfera natural à proposta. Essas paredes continuam ao longo da borda da montanha e formam, ao redor da casa, terraços em diferentes níveis que se estendem em dois pátios, para o jardim e para uma piscina de pedra arrendondada.

O imóvel, assim, oferece a possibilidade de viver dias de muito conforto e bem-estar que, para quem está ali, nunca deveriam se esgotar.
- Foto: Durbach Block Jaggers/Divulgação

Leia Mais

Holman HouseCasa na Austrália tem desenho inusitado que valoriza a ideia de perspectiva e refúgioMirante em estrada na Noruega oferece visão impressionante da natureza e atrai turistasMansão na Alemanha se volta ao exterior aberta para grande florestaApartamento mais caro do mundo vai custar quase R$ 790 milhõesCasa na árvore no Texas construída para crianças lembra mansão em miniaturaFloresta adentra o interior de morada no Japão que se forma como um ninhoCasas são construídas totalmente à prova de ataques de zumbisMansão na Espanha dialoga com o entorno e produz uma experiência únicaLamborghini estacionado na sala é destaque da decoração de mansão no Japão Mansão no México descortina a paisagem para o mar debruçada sobre penhascoMansão na Espanha se abre para o mar integrando arquitetura e naturezaAmpliação de casa familiar na Espanha cria contraste extremo entre o novo e o antigoResidência em Joinville exalta materiais naturais à mostra e volumes em diálogo com a naturezaMorada em Portugal integra três grandes pátios harmonizados ao entornoCasa em Portugal utiliza a volumetria para valorizar a arquitetura tradicional do paísCasa em São Paulo expande modelo tradicional para chegar ao infinitoCasa sustentável é totalmente controlada por smartphones na RomêniaMansão em Santa Catarina valoriza princípios básicos e dá uma aula de arquiteturaArquitetos criam casa dos sonhos na África do SulMorada de férias se aninha entre a mata nativa e o mar na Nova ZelândiaCasa de praia no Líbano valoriza a natureza ao redor e se abre ao marProjeto de residência na Coreia do Sul apresenta escada multifuncional como grande destaqueCasa no Peru lança mão da volumetria e faz aflorar um belo panorama para o mar