O arranha-céu que será inaugurado em 2014, em Nova York, em substituição às Torres Gêmeas que vieram abaixo no atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, será o mais alto do hemisfério ocidental. Na última quinta-feira, chegou ao topo do edifício uma torre de transmissão de 124 metros que completará a estrutura e vai conferir a altura necessária para alcançar tal marca. Com a antena, foi hasteada também uma bandeira dos Estados Unidos.
Com 104 andares e cerca de 540 metros de altura, o One World Trade Center, como é chamado, custou quase US$ 4 bilhões para ser construído. Na manhã do dia 2, a antena de vidro e aço começou a lenta subida pela lateral do prédio. As peças finais da torre chegaram a uma plataforma temporária de trabalho e, posteriormente, serão alocadas verticalmente lá no alto. A instalação foi acompanhada por curiosos, que aplaudiram de perto os operários.
O One World Trade Center já é o edifício mais alto de Nova York. Quando a última parte da torre estiver no lugar certo, o edifício será o mais alto do lado oeste do globo. Este processo estava planejado para acontecer na última segunda-feira (29), mas o clima e os ventos fortes não cooperaram. A instalação da estrutura de 800 toneladas começou em dezembro, e agora a torre vai servir como uma antena de transmissão de alcance mundial.
Com um farol na parte superior para afastar aeronaves, a antena irá fornecer serviços públicos de transmissão a canais de televisão e rádio que foram destruídos no atentado