Lugarcerto

Projeto de residência na Coreia do Sul apresenta escada multifuncional como grande destaque

A escada se transformou em escorregador, biblioteca e arquibancada. Além de divertida, economiza espaço dentro de casa

CorreioWeb Joana Gontijo
- Foto: Namgoong Sun/Divulgação

Para aproveitar espaços, basta apenas criatividade. No projeto do arquiteto sul-coreano Moon Hoom, batizado de Panorama House, a escada assume função de escorregador, biblioteca, arquibancada e até escritório. O arquiteto criou espaços entre um degrau e outro para guardar livros - assim economizou o lugar que as estantes ocupariam na sala. Debaixo da escada, existe um escritório, com uma mesa e cadeira para estudo e trabalho. O conceito foi pensado para um casal com quatro filhos que precisa de bastante amplitude dentro de casa.

Veja mais fotos


O arquiteto ainda instalou um projetor na parede em frente a escada e fez os degraus virarem uma arquibancada para sessões de cinema. Além de divertida, Hoom tornou a escada um espaço de convivência. A principal demanda dos moradores era de que houvesse um lugar reservado para os filhos poderem brincar, ler e estudar. Os clientes solicitaram então andares mais baixos para as crianças, e os ambientes do casal no piso de cima. O terreno da residência é um local irregular e inclinado que ostenta uma bela paisagem, em um subúrbio recém-construído, a partir de uma fachada flutuante que permite uma visão diferenciada do entorno.

Além da escada, a cozinha e a sala de refeições são outros espaços importantes da morada, onde a família se reúne em momentos de convivência. O aparelho de televisão foi alocado na menor sala de estar, e o sótão é o lugar onde se tem a melhor vista, sendo usado como uma sala de jogos para a garotada

.

A escadaria multiuso com o escorregador ao lado confere à casa uma energia ativa que agrada também aos adultos, enchendo a residência de uma atmosfera extremamente lúdica. As várias janelas de tamanhos diferentes completam o clima, oferecendo perspectivas distintas para o contato com o exterior. A casa está localizada na província de Chungbuk, na Coreia do Sul.

- Foto: Namgoong Sun/Divulgação

- Foto: Namgoong Sun/Divulgação 

Leia Mais

Panorama HouseMorada de estilista em Nova Lima proporciona sensação total de liberdadeCasa no Peru lança mão da volumetria e faz aflorar um belo panorama para o marCasa lembra grande caixa voltada para o mar e se inspira em famosa obra arteCasa na Austrália tem desenho inusitado que valoriza a ideia de perspectiva e refúgioCasa na árvore no Texas construída para crianças lembra mansão em miniaturaCasa mescla ares de fazenda com tendências contemporâneas Floresta adentra o interior de morada no Japão que se forma como um ninhoMorada na África do Sul em meio a floresta valoriza a integração entre dentro e foraFazenda vertical é projetada para o centro da capital da Coreia do SulFotógrafo revela o encanto oculto por trás de escadas abandonadasEscadas flutuantes interrompem a realidade e mudam a perspectiva de espaçoAmpliação de casa familiar na Espanha cria contraste extremo entre o novo e o antigoResidência em Joinville exalta materiais naturais à mostra e volumes em diálogo com a naturezaMorada em Portugal integra três grandes pátios harmonizados ao entornoAos pés de um morro, casa chilena se abre em um pavilhão que chega à naturezaCasa em Portugal utiliza a volumetria para valorizar a arquitetura tradicional do paísCasa em São Paulo expande modelo tradicional para chegar ao infinitoCasa em forma de ponte é construída integrada a riacho na AustráliaCasa sustentável é totalmente controlada por smartphones na RomêniaMansão em Santa Catarina valoriza princípios básicos e dá uma aula de arquiteturaCasa de praia no Líbano valoriza a natureza ao redor e se abre ao mar