Lugarcerto

Casa em Portugal utiliza a volumetria para valorizar a arquitetura tradicional do país

A cultura construtiva lusitana aparece em propostas contemporâneas nos 350 m² da morada

Joana Gontijo
- Foto: Francisco Nogueira/CHP Arquitectos/Divulgação

A concepção do projeto desta morada em Portugal partiu da intenção de lançar um olhar contemporâneo acerca das características mais significativas da arquitetura tradicional do país, ressaltando principalmente o equilíbrio harmônico entre cada edifício que compõe a obra. A residência, assinada pelo escritório CHP Arquitectos, é integrada por cinco volumes distintos, interligados por passagens entre eles.

Confira a galeria!

A construção, de área total de 350 m², está implantada em um terreno de 2,5 mil m², inserido no Belas Clube de Campo, em Lisboa. O lote apresenta uma inclinação acentuada, vencendo dez metros desde a rua de acesso até o limite sul. Com isso, o imóvel situa-se em uma região mais baixa que a rua, relacionando-se e aproximando-se das partes mais interessantes do terreno, que abrem a visão para um pequeno eucaliptal e um campo de golfe.

Entre cada bloco da casa, os espaços criados permitem um conjunto de relações, fazendo nascer distâncias e panoramas externos que formam um ambiente rico e diverso. As zonas de convivência aparecem no centro e valorizam a natureza circundante, concebendo para a casa uma distribuição arquitetônica simples e funcional.

Do acesso principal, a primeira vista para a residência traz o entendimento global da construção e, à medida que se vai descendo pelo percurso desenhado, mergulha-se no projeto e nos sucessivos espaços exteriores resultantes da sua implantação. O traçado reúne de maneira bem resolvida as variadas proporções da volumetria, das coberturas e dos vãos.

Desenvolvidos em um piso térreo, os cinco volumes de diferentes escalas proporcionam uma sucessão de pátios e vistas, um jogo de sombras e luz, de complexidade e surpresa, o que confere uma vivência espacial, interior e exterior, muito particular, segundo os autores.

O corpo central, por onde é feita a entrada e a distribuição da casa, corresponde à sala que se desenvolve em dois níveis e se relaciona diretamente com o lado de fora. Este cômodo dá acesso a outro corpo que engloba a sala de jantar, a cozinha e a lavanderia
. Na direção poente, fica a suíte master, organizada em três ambientes conectados: casa de banho, closet e espaço de dormir. Nos dois blocos a sudoeste, estão outras três suítes e uma sala, que podem funcionar de forma autônoma sem condicionar o funcionamento do núcleo principal.
- Foto: Francisco Nogueira/CHP Arquitectos/Divulgação

Leia Mais

Casa em Belas - CHP ArquitectosResidência no México se inspira em conto popular e faz nascer belos espaços de relaxamentoCasa em São Paulo expande modelo tradicional para chegar ao infinitoCasa em forma de ponte é construída integrada a riacho na AustráliaCasa sustentável é totalmente controlada por smartphones na RomêniaMansão em Santa Catarina valoriza princípios básicos e dá uma aula de arquiteturaArquitetos criam casa dos sonhos na África do SulMorada de férias se aninha entre a mata nativa e o mar na Nova ZelândiaCasa de praia no Líbano valoriza a natureza ao redor e se abre ao marProjeto de residência na Coreia do Sul apresenta escada multifuncional como grande destaqueCasa no Peru lança mão da volumetria e faz aflorar um belo panorama para o marCasa lembra grande caixa voltada para o mar e se inspira em famosa obra arteCasa na Austrália tem desenho inusitado que valoriza a ideia de perspectiva e refúgioMansão na Alemanha se volta ao exterior aberta para grande florestaCasa no México cumprimenta a natureza em uma reverência ao mar e à areiaMorada de férias na costa indiana é concebida para observar e vivenciar a naturezaElegância, simplicidade e bem-estar absoluto dão o tom de casa a poucos passos do mar Planos abertos, materiais naturais e desenho moderno emolduram morada na África do SulCasa em Brasília gira em torno de árvore frondosa e alcança a paisagem com bela arquiteturaArquitetura sensorial dá o tom de casa que se curva à natureza no ArizonaAmpliação de casa familiar na Espanha cria contraste extremo entre o novo e o antigoMorada no México valoriza grandes aberturas e visual orgânico que atrai a curiosidadeResidência em Joinville exalta materiais naturais à mostra e volumes em diálogo com a naturezaMorada em Portugal integra três grandes pátios harmonizados ao entornoCasa na Itália coberta por vegetação concebe um genuíno recanto para relaxarAos pés de um morro, casa chilena se abre em um pavilhão que chega à natureza