Nesta casa de férias na exuberante ilha de Paros, na Grécia, o mar é o grande protagonista. De qualquer ambiente, é possível avistá-lo e chegar à praia, alcançada paralelamente por uma luxuosa piscina na areia. Afinal, quando se está nas ilhas gregas, nada é mais importante que o sol, o dia, e as águas. Erguida ao lado da costa em um terreno de 11 mil m², a morada de veraneio reverencia a natureza por todos os cantos, mesmo quando se trata do que é artificial. As cores, os alinhamentos e os materiais especificados conversam com a paisagem, seguindo-a em seus aspectos mais naturais.
Sob responsabilidade dos arquitetos Vazaios Petropoulos e Dimitris Karelis, e o engenheiro civil Christos Smyrnis, sócios do Studio265, o projeto da Paros Beach House concebe um verdadeiro oásis para momentos de lazer e descanso descontraídos e elegantes à beira-mar. Todos os quartos se abrem para o mar e têm acesso direto à praia, e a piscina que a invade é o elemento central da distribuição do lar. A partir dela, qualquer um dos ambientes da casa é alcançado, incluindo os quatro dormitórios e as áreas de entretenimento e convivência.
A construção foi baseada nos princípios da arquitetura bioclimática, respeitando o meio ambiente e os traçados tradicionais da região. Com isso, aparecem em grande destaque o branco, tanto nos itens estruturais e definições construtivas, quanto na decoração; as finalizações arredondadas na arestas; além da cor da areia reproduzida no piso, acabado em cera de concreto.
A casa principal inclui três suítes, uma ampla sala de estar e jantar e a cozinha
Mesmo com o tom de simplicidade dominante, a casa conta, por outro lado, com todas as comdidades de uma construção de luxo: aquecimento e ar condicionado centrais, TV por satélite em todos os quartos, Wi-Fi, aparato de som, sistema de filtragem de alto padrão para a piscina e praia totalmente equipada com bar e churrasqueira.
No planejamento da decoração, assinada por Malvina Sarantitis, surge a valorização de tecidos e texturas que, mesmo quando não naturais, seguem características visuais que remetem à natureza. Como na arquitetura, o branco é o ator principal. Bambu pintado de branco nos armários e mármore branco nos tampos são os dois tipos de acabamento empregados na cozinha. Conceituados exclusivamente para a residência, os armários e bancadas são um capítulo à parte. Nos banheiros dos quartos, atenção especial ao piso de seixo
Uma casa onde a natureza dita o ritmo como o grande maestro. Ambientes em que o luxo despretensioso dialoga com a essência simples da cultura local.