Um paisagista espanhol criou um projeto incomum que dá nova vida a um componente corriqueiro da estrutura urbana. A iniciativa de Marc Grañen, já premiada, consiste em implementar coberturas verdes na parte de cima de ônibus. O trabalho, batizado de Phyto Kinetic, reveste com plantações o teto dos veículos coletivos e concebe um conjunto de jardins itinerantes que auxiliam na purificação do ar das grandes cidades, ao mesmo tempo que aproveita melhor um espaço livre que geralmente não é utilizado. A prática já acontece nas ruas de Girona, na região da Cataluña, na Espanha.
A manutenção dos conjuntos verdes móveis se fixa nos conceitos da sustentabilidade. Através de um sistema de reaproveitamento, a irrigação das plantas na cobertura é feita com a água produzida pelo ar condicionado do veículo, sendo que o jardim pode ser manualmente regado quando a refrigeração interna estiver desligada.
Os materiais de jardinagem especificados para a composição dos tetos ecológicos são de baixo impacto, e a estrutura é baseada em arames. O jardim é construído em camadas
O Phyto Kinetic existe, por enquanto, apenas em ônibus de uma companhia de turismo ecológico, mas o projeto quer aumentar, o quanto antes, o espectro de atuação, para fornecer novas funcionalidades a áreas móveis abandonadas. O paisagista sugere que, se a frota de transporte público de Nova York investisse na ideia, seriam gerados um número aproximado de 100 mil m² de áreas verdes, que poderiam otimizar a qualidade do ar na megalópole norte-americana.
Assista ao vídeo que mostra o processo de criação dos jardins: