Lugarcerto

Prédio projetado em formato côncavo é acusado de derreter carros na Inglaterra

Em Londres, os proprietários dos veículos reclamam da engenharia do edifício que projeta raios solares, refletidos pelos vidros espelhados, danificando os automóveis estacionados na região

CorreioWeb
A previsão é que o complexo seja entregue em maio de 2014 - Foto: AFP PHOTO/Carl Court

Segundo reportagem do jornal britânico The Telegraph, o prédio espelhado de 37 andares na 20 Fenchurch Street está sendo acusado de derreter carros estacionados ao seu redor em Londres, Inglaterra. O complexo ainda está em construção. As obras do edifício foram iniciadas em 2011. A previsão é que o empreendimento seja entregue em maio de 2014.

Veja mais fotos do Walkie Talkie!

O calor refletido pelo edifício nas ruas ao redor é suficiente até para fritar um ovo - Foto: REUTERS/Suzanne PlunkettO edifício, que recebeu o apelido de Walkie Talkie, em razão do seu formato arquitetônico incomum, teria danificado espelhos retrovisores de um automóvel na semana passada. Já no meio de agosto, o mesmo prédio recebeu a acusação de ter derretido partes do plástico do painel de uma van.

A explicação achada pelos donos dos veículos danificados é que o edifício todo envidraçado e com formato côncavo reflete a luz solar, atingindo diretamente os carros estacionados nas ruas adjacentes. Segundo a reportagem, pedestres também reclamam do brilho excessivo da estrutura.
A forma côncava aumenta o impacto da luz solar refletida pelo prédio - Foto: AFP PHOTO/Leon Neal
A Land Securities e a Canary Wharf, responsáveis pela construção, divulgaram que estão investigando denúncias sobre o reflexo do sol no edifício. Como medida de precaução, a prefeitura local fechou três áreas de estacionamento próximas à obra consideradas alvos em potencial, enquanto analisa a situação.

Vídeo da CNN mostra os carros derretidos:



Reportagem tenta explicar o fenômeno e o calor excessivo: