Uma tendência atual que pode ser observada em muitos locais do mundo tem levado várias pessoas a abandonar suas habitações convencionais para viver em casas móveis, menores, até sobre rodas ou dentro de contêineres, mas que incluem todas as comodidades modernas, além de aparatos ecológicos. Em diversos países, é possível conhecer projetos neste sentido e histórias de gente que largou o emprego na grande cidade para ter uma relação de autossuficiência com o morar. A busca cada vez maior pela conexão com a natureza leva ao abandono da opulência do dinheiro, do luxo e do consumismo, tão recorrentes na rotina contemporânea, para chegar à valorização de uma experiência mais simples e próxima da essência do ser humano.
Veja fotos da casa transportável ÁPH80!
Com área de 26,94 m² e 3,35 metros de altura, a casinha, quando é carregada na parte de trás de caminhões, parece, antes, uma construção de metal cinzenta e muito perto do normal. Depois de alocada, as paredes iniciais saem para sobressair acomodações aconchegantes que incluem sala de estar, ambiente completo de banho (à direita da sala), cozinha e quarto de casal (à esquerda).
O abrigo, quase inteiramente fabricado com materiais recicláveis, é ideal para comportar duas pessoas e pode ser colocado onde o cliente quiser. Em entrevista à revista online Urdesign.it, os arquitetos responsáveis pelo projeto disseram que, embora seja de tamanho reduzido, o desenho da casa é resultado de muita pesquisa para permitir que os diferentes espaços sejam reconhecíveis e distinguidos um do outro.
O imóvel transportável leva menos de seis semanas para ser fabricado, e menos de um dia para montar
Embora os painéis de cimento exteriores sejam em um cinza sombrio, as superfícies interiores são feitas de madeira clara lisa, que os arquitetos ainda dizem ser hipoalergênica. Quando o painel frontal de cimento é removido na hora da instalação, a sala de estar se abre à paisagem pelo generoso pano de vidro, que fornece boa quantidade de iluminação natural e faz a estrutura se integrar ainda mais ao entorno.