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Do jeito que o cliente quer

Empresas dão a clientes oportunidade de mudar e personalizar o imóvel antes de ficar pronto

Construtoras investem em diferenciais e deixam que o futuro morador faça alterações no apartamento quando comprado ainda na planta

Sara Lira
Carolina e Rodrigo Baracho trocaram pisos, bancadas e fizeram rebaixamento nos tetos - Foto: Beto Magalhães/EM/D.A PRESS

Comprar um imóvel não costuma ser tarefa fácil. Observar a qualidade, localização, preço, entre outros detalhes, toma tempo e pode gerar dúvidas na hora de “bater o martelo”. Em alguns casos, a construtora oferece opções para quem está no processo de compra, o que pode facilitar o processo. São alguns “mimos” que podem fazer a diferença para o cliente, levando-o a escolher um estabelecimento em detrimento de outro.

O espaço ou a distribuição dos cômodos no imóvel pode ser uma das coisas que deixam o cliente em dúvida. Por isso, algumas construtoras abrem oportunidade para que o futuro morador faça alterações no apartamento quando comprado ainda na planta. É o caso da Valle Ribeiro, que permite ao cliente alterar o tamanho dos cômodos, os materiais de acabamento e pisos, entre outros detalhes que não afetam a estrutura do prédio. “Queremos construir para o cliente de acordo com suas necessidades, porque, às vezes, o apartamento não fica como ele quer. Toda mudança é estudada. Propomos algumas e ouvimos as pretendidas por ele”, explica a diretora da construtora, Fernanda Valle Ribeiro. A mudança tem custos extras, arcados pelo próprio cliente.

Segundo ela, a ideia é fazer com que o comprador sinta que está adquirindo um serviço exclusivo, pois ele vai poder adequar o espaço da forma como achar melhor. “Há cliente que pede para tirar um quarto, aumentar a sala ou o lavabo
. Tudo para deixar o apartamento personalizado”, diz. Além disso, ela afirma que o diferencial começa no momento do atendimento ao cliente. “Geralmente, são os próprios diretores que fazem esse processo, pois isso faz com que o provável comprador se sinta mais próximo da empresa.”

Para a diretora, essa é uma forma de garantir um diferencial no mercado, uma vez que ações do tipo fidelizam a clientela. “Quando falamos de mimo, entendemos que é uma forma de agradar ao cliente e fazer com que ele se lembre da empresa mesmo depois de ter comprado o imóvel”, destaca.

O engenheiro Rodrigo Baracho adquiriu um apartamento na planta em 2007 e pôde fazer as adequações que ele e a esposa, a médica Carolina Roberta, desejavam. Entre elas estão a troca dos pisos da sala, do corredor e dos banheiros, de tábua corrida, para mármore; as bancadas dos banheiros e da cozinha passaram para mármore e granito, respectivamente; além de rebaixamento do teto. “Isso é um benefício, porque você pode fazer o apartamento do seu jeito”, conta Rodrigo. A satisfação com o serviço da construtora foi tão grande que eles compraram outro apartamento com a mesma empresa. “Esse compramos para investir. Por isso realizamos poucas mudanças. Ficamos motivados
. A experiência positiva com o primeiro imóvel nos deixou confortáveis para adquirir um segundo.”

VISTORIA

Quem compra um imóvel novo deseja que ele esteja exatamente como planejado na planta – incluindo cada um dos detalhes. Por esse motivo, a Construtora Somattos disponibiliza uma equipe que avalia o apartamento antes que as chaves sejam entregues ao cliente. Além dos detalhes técnicos e estruturais, a comissão avalia o acabamento. “A gente faz uma análise para ver se o apartamento está em perfeitas condições para receber o morador”, salienta a coordenadora de marketing da construtora, Patrícia Freitas.

Além disso, a empresa oferece equipamentos a mais nas áreas comuns do prédio que não estavam previstos em contrato. “Algumas construtoras entregam só o espaço. A gente põe algo a mais, como uma obra de arte, uma TV com um videogame no espaço kids, uma geladeira ou fogão no espaço gourmet, entre outras coisas que definimos para cada condomínio”, completa Patrícia.

Outro fator que chama a atenção de compradores é o desconto nos valores. A loteadora Gran Viver investe em um programa que coloca em promoção, por determinado período, alguns dos produtos ofertados pela empresa. “Colocamos o ‘Selo Gran Oportunidade’ e oferecemos alguns produtos da loteadora com condições de pagamento diferentes. Ele pode escolher entre parcelas fixas, sinal facilitado ou desconto no preço, dependendo da oferta vigente no período”, conta a diretora comercial e de marketing da Gran Viver, Fabíola Regadas. Ela acredita que essa é também uma forma de atrair e fidelizar os clientes. “Hoje, os loteamentos estão muito em voga, e temos que fazer com que o cliente perceba que comprar um lote é uma boa alternativa para investir o seu dinheiro.”