Lugarcerto

Nova torre do World Trade Center deverá ser inaugurada em novembro

Ainda sem dia definido, a nova torre do edifício será a menor do projeto que terá a obra totalmente concluída em 2015

Diane Lourenço
A torre 4 será a primeira do complexo de edifícios a ser inaugurada e contará com 72 andares e 300 metros de altura. Na foto, um dos momentos do tributo que lembrou o atentado de 11 de setembro, neste ano. Duas faixas de luz tomaram o céu da cidade lembrando as torres que vieram abaixo em 2001, em Nova York - Foto: Gary Hershorn/Reuters

Doze anos depois dos atentados do 11 de setembro em Nova York, a primeira torre do complexo de quatro edifícios do World Trade Center deverá ser inaugurada em novembro. O dia ainda não está definido, mas a torre 4, com 72 andares e 300 metros de altura, já está praticamente pronta.

Veja fotos da instalação da antena no One World Trade Center, em maio

- Foto: WTCA/DivulgaçãoA torre 1 contará com um grande observatório no topo, mas que só deverá estar concluído em 2015. A construção da torre 2, com 88 andares, só irá avançar quando as condições de mercado melhorarem. Já a torre 3, terá 80 andares e 350 metros de altura, na melhor das hipóteses estará completa em 2016. Mas tudo dependerá de financiamento, revela a fundação que cuida do projeto do novo World Trade Center.

Em 2014, o museu subterrâneo do 11 de Setembro também será inaugurado pela fundação do memorial e a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey. O projeto ainda prevê uma nova integração com o sistema de transportes que ligará 13 linhas de metrô, que vão servir diariamente 250 mil pessoas a partir de 2015, além de uma interface com um complexo de lojas distribuídas por dois pisos.

Em homenagem ao 12º aniversário do ataque terrorista de 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos divulgou um vídeo que mostra o avanço das obras da construção da torre One World Trade Center, antigamente chamada de Freedom Tower.
- Foto: WTCA/Divulgação
Assista ao vídeo oficial do governo norte-americano com a evolução das obras: