O setor naval é um dos que mais progressos assistiu nas últimas cinco décadas. A incorporação da tecnologia nos cascos, no desempenho, nos motores e propulsões, na hidrodinâmica e aerodinâmica, nos comandos, simuladores e softwares, para citar apenas alguns exemplos, promoveu uma verdadeira revolução nesta área. Pegando carona, a arquitetura e o design de interiores também se especializaram, e agora contribuem ativamente na concepção de transportes marítimos. Novos desenhos e formatos por fora, espaços internos que mais parecem mansões finamente decoradas, estão entre as muitas ocupações de escritórios de arquitetura de todo mundo, que lançam incontáveis novidades para barcos, navios, iates, e demais, engrossando o desenvolvimento do design naval.
Como um grande laboratório de tendências, design, materiais e estudos, neste segmento tradição e modernidade convivem em sintonia. Mas a evolução tecnológica, de design e engenharia só parece ter operado o começo de uma revolução em que novos conceitos estão sendo patenteados o tempo inteiro. É o que demonstra este projeto de Zaha Hadid, uma das profissionais de maior renome atualmente, para os estaleiros Blohm%2bVoss, de Hamburgo.
Veja fotos que mostram perspectivas do iate
Segundo descrição da própria profissional, "a estrutura do exoesqueleto da seção superior é uma rede entrelaçada de suportes que variam de espessura e geram uma estética natural para a aparência externa do iate, evocando os sistemas estruturais orgânicos de formações naturais marinhas e conectando os vários níveis e decks do navio perfeitamente via linhas expressivas." Tomando o desenho tradicional de iates como o ponto de partida, o exoesqueleto do protótipo "cria uma conexão intensa entre as várias plataformas e elementos do projeto."
Jazz, como foi batizado o iate de 90 metros, é o primeiro da série Unique Circle Yachts, que totalizará cinco. O projeto foi especificado em teor técnico e detalhado pelos arquitetos navais da Blohm%2bVoss
Desta maneira, no tocante à estética, nascem ambientes interiores para lá de luxuosos, que lembram as mais belas moradas e fazem até esquecer que se está sobre as águas. Os espaços de dentro incluem áreas sociais, de serviços, quartos e suítes sofisticadas, além de zonas externas, com lazer completo, decks, terraços e mirantes, dando a impressão de que este é um condomínio ou hotel de alto padrão. O traçado externo do iate concebe, internamente, um efeito interessante com as janelas irregulares e os generosos panos de vidro que descortinam a visão para o azul.
Herbert Aly, CEO e sócio diretor da Blohm%2bVoss, afirmou que a ideia do Unique Circle Yachts oferece uma gama de possíveis soluções com base em uma plataforma cognitiva. Para ele, o projeto de Zaha Hadid é maleável para atender os desejos e necessidades muito individuais de um cliente potencial que se encontra no centro da abordagem da empresa para design de iates. "A força do desenho encontra-se não apenas na sua funcionalidade e forma, mas também em sua fácil adaptabilidade".
Assista ao vídeo de divulgação: