Lugarcerto

Austrália terá o maior jardim vertical do mundo

Com projeto de Jean Nouvel e concepção paisagística de Patrick Blanc, condomínio em Sydney receberá cobertura verde que vai a 166 metros de altura

Joana Gontijo
- Foto: Perspectiva/Divulgação

A cidade mais populosa da Austrália terá, em janeiro, o maior e mais alto jardim vertical do planeta. Está em fase final de construção, em Sydney, o condomínio residencial One Central Park, que receberá a cobertura verde distribuída em 166 metros da fachada de um edifício e 64,5 metros da fachada de outro.

Acesse a galeria com as perspectivas do jardim

A flora australiana está representada por 190 espécies de plantas nativas, complementadas com 160 tipos vegetais exóticos, no jardim que só mesmo poderia nascer da imaginação do precursor deste conceito no mundo, há 30 anos no ramo. O botânico francês Patrick Blanc é o responsável por este feito incrível, e foi convidado para a empreitada pelo autor do projeto dos prédios, o conterrâneo Jean Nouvel, nada menos que um dos arquitetos mais conceituados internacionalmente hoje.

Veja fotos dos jardins de Patrick Blanc pelo mundo
Confira a galeria do jardim tido como o mais belo do mundo em 2013
Veja outras imagens de jardins

Blanc declarou suas impressões sobre a façanha. Para ele, o edifício, integrado ao jardim vertical, vai parecer flutuar no ar, criando um resultado especial que levará à cidade um novo cenário. As duas torres residenciais contarão com 624 apartamentos, e ainda lojas, cafés, restaurantes e unidades comerciais adicionais nos pavimentos inferiores.

No total, a vegetação deverá recobrir metade da área de fachada do complexo multifuncional. Um impacto e tanto em termos de paisagismo, reforçado pela questão da inserção da natureza no panorama público, urbano e social. Nouvel ressaltou a proximidade com um parque, que fará da estrutura verde sua extensão.

Próximo ao topo, alguns andares planejados em balanço saltarão aos olhos fora da linha da frente da construção, como elementos suspensos em 38 habitações diferentes. Eles carregam diversos espelhos motorizados que servirão para direcionar a luz solar, fazendo-a alcançar as plantas colocadas em áreas menos favorecidas. Ao cair da noite, o balanço exibirá uma instalação artística de LED de Yann Kersalé.
- Foto: Perspectiva/Divulgação