Aplicando somente produtos ecologicamente corretos encontrados em abundância na natureza, o norte-americano Brian Liloia e um grupo de amigos construíram esta casa com as próprias mãos, ao custo total aproximado de R$ 7 mil (US$ 3 mil). O projeto desenvolvido em uma ecovila nos Estados Unidos é um exemplo de como o sonho de ter uma morada pode ser alcançado com pouco dinheiro através de edificações artesanais de baixíssimo custo. O resultado alcançado, neste caso, é uma habitação aconchegante, termicamente confortável e completamente sustentável.
A matéria-prima base desta construção é o COB, um material ancestral similar ao adobe que vem sendo recentemente melhor divulgado pelos movimentos de sustentabilidade e construção natural, composto por argila, areia e palha. A obra da COB House, como foi batizada, levou nove meses para ficar pronta, em um processo construtivo que teve o apoio de 75 pessoas, entre amigos e familiares de Brian.
O Cob é uma mistura resistente ao fogo e altamente capaz de suportar abalos sísmicos. Com custo praticamente nulo de produção, geralmente é usado quando a intenção é também criar uma arquitetura mais artística e escultural, por causa da fácil manipulação que permite grande liberdade ao desenho do projeto. As paredes feitas desta maneira são obrigatoriamente grossas e funcionam como uma massa térmica, fazendo com que a construção se mantenha quente no inverno e fresca no verão, fria durante dia e aquecida à noite.
Criado nos subúrbios de New Jersey, Liloia estudou diversas questões ambientais e sociais durante a faculdade
“É verdade. Você pode construir sua própria casa com pouco dinheiro, mas com tempo e entusiasmo. Ter algumas mãos a mais não faz mal. Posso facilmente dizer que o ano que passei no meio da lama foi a experiência mais gratificante da minha vida. Não há nada como construir sua própria casa, com pouco mais do que suas mãos”, escreve na página.