Uma dupla de artistas do Reino Unido resolveu apostar na imaginação infantil, em toda sua amplitude, para criar uma nova proposta de mobiliário. Afinal, a criatividade das crianças é algo que se expande da forma mais pura e essencial, sem estar vinculada a tendências, padrões ou modelos prévios. De uma série de desenhos feita por meninos e meninas do ensino básico, nasceram duas peças únicas e totalmente incomuns, como apenas o anúncio de vastas possibilidades que podem ser alcançadas com o projeto.
Jack Beveridge e Joshua Lake, estudantes da Kingston University, de Londres, passaram um tempo na companhia de alunos de uma escola primária local. Durante uma aula de artes plásticas, eles deram aos pequenos folhas em branco com o pedido “por favor, desenhe uma cadeira”. “Nós queríamos explorar a imaginação imaculada de uma criança. Os estudantes de uma classe, entre sete e oito anos, desenharam sua própria ideia de cadeira, que nós trouxemos para a realidade”, contam.
Com um pouco de incentivo e muitos lápis de cor, as crianças começaram a rabiscar o que seria, para cada uma, a cadeira dos sonhos. “Depois de uma hora, conseguimos a mais bela seleção de projetos que, nem mesmo sonhando, poderíamos chegar perto”, comemorou Joshua. Entre os conceitos resultantes da atividade, surgiram móveis que remetem a animais, robôs, paisagens, personagens de animações, e muitas outras ideias inusitadas, cheias de cores e detalhes extravagantes.
Duas cadeiras acabaram saindo do papel e se tornaram reais pelas mãos dos artistas. Uma tem, no encosto, a referência ao filme Dennis, O Pimentinha, e se sustenta sobre rodas, contrastando verde e vermelho