Na AP Ponto, o lema é manter o maior número possível de árvores. O profissional responsável pelo projeto arquitetônico tem a missão de visitar o terreno e pensar o empreendimento considerando a vegetação nativa. Além da possibilidade de oferecer um produto diferenciado, a empresa é motivada pela satisfação dos clientes. “Muitos compradores moram nas proximidades e querem saber se vamos manter as árvores. O lugar fica mais aconchegante, fora os pássaros que ficam nas árvores, até mesmo durante a obra. É mais agradável de se viver”, pontua a engenheira da AP Ponto, Paula Mundim.
Em um terreno adquirido em Contagem, palmeiras enfeitavam a entrada da casa demolida. A construtora, então, elaborou o projeto do Ponto Conquista aproveitando a beleza das árvores, que se encaixaram entre as torres e a área de lazer. Muitos clientes até pensam que elas foram plantadas por causa do empreendimento
As mangueiras preservadas na entrada do Ponto Imperial chamaram a atenção do militar reformado Geraldo Teixeira Soares, de 59 anos, que comprou um apartamento no prédio para o filho. “É um atrativo porque gosto de árvores frutíferas. Tenho acerola, limão, mexerica e jabuticaba em casa. O ambiente fica mais fresco e mais leve”, opina. Como observa uma carência grande de áreas verdes na cidade, Geraldo considera um ponto positivo a preocupação ecológicas das construtoras, que ganham mais credibilidade com ele, pois seria muito mais fácil derrubar as árvores e construir uma garagem no lugar.
O sócio da Talent Construtora aponta mais um estímulo para preservar as árvores: a legislação ambiental está cada vez mais rígida. Corta-se, portanto, apenas o que é essencial para a construção do prédio, como as espécies que estão no meio do terreno. Além de facilitar a aprovação do projeto, a política agrada o consumidor e demais moradores do bairro. “Uma arborização bem desenvolvida oferece uma série de benefícios. No Santo Antônio, por exemplo, as ruas são sombreadas e você não anda no sol em hora nenhum.” A empresa ainda tenta danificar o menos possível as palmeiras e mangueiras durante a obra para que as árvores estejam bonitas e saudáveis na hora da entrega do empreendimento.