Lugarcerto

Residência com cômodos giratórios é solução para climas extremos

Os arquitetos se inspiraram na mesma tecnologia utilizada em cenários de teatro

Hellen Leite
- Foto: NextOffice/Divulgação
A casa foi construída em Teerã, no Irã, onde as temperaturas no verão podem ultrapassar os 39°C e, no inverno, chegam a ficar abaixo de zero. Inspirado nas casas tradicionais iranianas, que têm um quarto de verão (Taabestan-Neshin) e uma sala de estar de inverno (Zemestan-Neshin), o estúdio NextOffice projetou uma residência com cômodos que são caixas que se movimentam. Um exemplo de uso inteligente do recinto, uma vez que essa arquitetura acaba proporcionando mais espaço e controle da entrada de luz e ar.

Veja mais fotos da Sharifi-ha House

- Foto: NextOffice/Divulgação A técnica usada é a mesma de cenários de teatro e palcos giratórios de exibições de carros e empregados por indústrias de aço e naval. Quando as caixas de madeira estão abertas, é liberado um espaço extra no terraço. A casa também é projetada de modo a não perder a luz natural quando as caixas estão fechadas. Para fazê-la, foi necessário construir um vazio central dentro da estrutura, que permite que a claridade invada todos os andares da residência.
- Foto: NextOffice/Divulgação Escadas suspensas foram construídas para ligar os pisos. De acordo com os arquitetos, a parte mais difícil do projeto foi saber como controlar o fluxo de ar e como criar corrimões flexíveis, que se adaptassem à movimentação dos cômodos.
- Foto: NextOffice/Divulgação A casa é distribuída em sete andares. Os dois pisos menores são áreas comuns, fitness e bem-estar, incluindo uma piscina interior. O piso térreo se transformou na garagem e área de serviço, e os dormitórios ficaram nos terceiro e quarto andares. - Foto: NextOffice/Divulgação - Foto: NextOffice/Divulgação