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Parceria de ganha-ganha

Prática de comercializar imóvel em conjunto vem crescendo no mercado

Vender unidades habitacionais com ajuda de outro corretor, dividindo a comissão, pode ser um bom negócio para imobiliárias e clientes, segundo especialistas

Celina Aquino
- Foto: Reprodução/Internet/corretortech.com.br
Nem sempre é fácil conseguir sozinho o comprador para um imóvel. Por que não contar com a ajuda de um corretor de outra imobiliária? A parceria é uma das estratégias para conseguir atender à demanda com mais agilidade e aumentar as vendas. Mesmo dividindo a comissão, muitos profissionais enxergam o negócio como vantajoso por permitir a conquista de um número maior de clientes.

A corretora da imobiliária RE/MAX Class Michele Grugel optou por investir em venda exclusiva. Por isso, está sempre em busca de parcerias. A estratégia dela é deixar expositores em vários comércios da cidade e distribuir panfletos com as características básicas dos imóveis, incluindo foto da fachada, mapa com localização e descrição do espaço. “Se o cliente me confiou a venda do imóvel, tenho que abrir as portas para o mercado. Faço a informação chegar aos outros corretores, pois às vezes eles podem ter o comprador que não tenho”, comenta. Para Michele, a maior vantagem da parceira é ter a possibilidade de fechar o negócio com mais rapidez. Assim, são os clientes que mais ganham.

Apesar dessa disposição, Michele ainda encontra dificuldade em fechar parcerias. Um dos motivos, ela suspeita, seja o fato de a comissão ser dividida entre os corretores neste tipo de venda. Normalmente, cada um dos profissionais ganha metade do montante recebido ao fim da negociação
. “Tenho que pensar no objetivo do cliente, não posso pensar somente no meu bolso. É melhor receber metade da comissão e fazer um trabalho de excelência, pois ele vai ficar satisfeito e me indicar. Vou ganhar muito mais”, avalia a corretora da RE/MAX Class.

Michele Grugel, da RE/MAX Class, aposta na ideia: "Abro as portas para o mercado. Afinal, outros corretores podem ter o comprador que eu não tenho" - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PressO vice-presidente da área de corretoras de imóveis da Câmara do Mercado Imobiliário (CMI/Secovi-MG), Jamerson Leal, enxerga que as parcerias tendem a ser mais necessárias com o aumento dos contratos de exclusividade. Isso se justifica tanto pela segurança do cliente como por um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de BH que sinaliza para a colocação de apenas uma placa em cada imóvel à venda na capital. “Já fiz parcerias até sem ganho financeiro para não deixar de atender à demanda do cliente. De qualquer forma, cultivamos relacionamento, que é a nossa fonte principal de trabalho.” As parcerias também dão um upgrade no rendimento, pois Leal reconhece que esses contratos provavelmente não seriam fechados sozinhos.

À frente da Leal Netimóveis, o especialista diz que está sempre aberto a fazer negócio com corretores interessados em sua carteira de imóveis. Além de aumentar o número de contratos, as parcerias satisfazem o vendedor. “Elas podem acelerar a velocidade de venda, porque você está estendendo o raio de abrangência da exposição daquele imóvel. O cliente tem duas imobiliárias trabalhando para ele sem custo adicional”, acrescenta. Jamerson Leal destaca ainda a aproximação dos profissionais
. Antigamente, não existia nem sequer contato, enquanto hoje todos ganham com a integração. Mas ele não arrisca em fechar parceria sem conhecer o colega de profissão, pois seu nome está em jogo.

ESCOLHA CRITERIOSA

Segundo o corretor e advogado imobiliário Alexandre Fadel, a escolha do parceiro deve ser bastante cuidadosa e criteriosa. A recomendação para evitar aventureiros de plantão ou falsos profissionais é conferir se a empresa é credenciada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-Minas) e se tem referência na região em que atua. Antes de o processo começar, deve-se formalizar por escrito um termo de compromisso que estabelece as regras da parceira, deixando claras as competências do trabalho desenvolvido por cada um e a respectiva comissão. “A vantagem é concluir um negócio que sozinho talvez você não conseguiria por falta do cliente ou do imóvel. Unem-se os interesses, divide-se a comissão e fecha-se a venda”, resume o sócio-fundador da ADR Imóveis, da Rede Habitar.