A corretora da imobiliária RE/MAX Class Michele Grugel optou por investir em venda exclusiva. Por isso, está sempre em busca de parcerias. A estratégia dela é deixar expositores em vários comércios da cidade e distribuir panfletos com as características básicas dos imóveis, incluindo foto da fachada, mapa com localização e descrição do espaço. “Se o cliente me confiou a venda do imóvel, tenho que abrir as portas para o mercado. Faço a informação chegar aos outros corretores, pois às vezes eles podem ter o comprador que não tenho”, comenta. Para Michele, a maior vantagem da parceira é ter a possibilidade de fechar o negócio com mais rapidez. Assim, são os clientes que mais ganham.
Apesar dessa disposição, Michele ainda encontra dificuldade em fechar parcerias. Um dos motivos, ela suspeita, seja o fato de a comissão ser dividida entre os corretores neste tipo de venda. Normalmente, cada um dos profissionais ganha metade do montante recebido ao fim da negociação
À frente da Leal Netimóveis, o especialista diz que está sempre aberto a fazer negócio com corretores interessados em sua carteira de imóveis. Além de aumentar o número de contratos, as parcerias satisfazem o vendedor. “Elas podem acelerar a velocidade de venda, porque você está estendendo o raio de abrangência da exposição daquele imóvel. O cliente tem duas imobiliárias trabalhando para ele sem custo adicional”, acrescenta. Jamerson Leal destaca ainda a aproximação dos profissionais
ESCOLHA CRITERIOSA
Segundo o corretor e advogado imobiliário Alexandre Fadel, a escolha do parceiro deve ser bastante cuidadosa e criteriosa. A recomendação para evitar aventureiros de plantão ou falsos profissionais é conferir se a empresa é credenciada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-Minas) e se tem referência na região em que atua. Antes de o processo começar, deve-se formalizar por escrito um termo de compromisso que estabelece as regras da parceira, deixando claras as competências do trabalho desenvolvido por cada um e a respectiva comissão. “A vantagem é concluir um negócio que sozinho talvez você não conseguiria por falta do cliente ou do imóvel. Unem-se os interesses, divide-se a comissão e fecha-se a venda”, resume o sócio-fundador da ADR Imóveis, da Rede Habitar.