Com praticamente todas as construções equipadas com painéis fotovoltaicos, o Bairro Solar gera 420 mil kWh de energia elétrica, o que significa quatro vezes mais do que o necessário para o consumo de toda a localidade. Cada morador recebe, ao final de cada ano, um recurso do governo pelo excesso de energia produzida. O que não está incluso no uso pessoal e familiar é vendido à rede ao longo do ano.
Entre outros hábitos ecológicos, a população reutiliza a água da chuva para irrigação e descargas, além de ter criado um sistema de isolamento térmico ecologicamente correto em cada construção. Outro detalhe curioso é que o bairro é livre de carros transitando. Todos os automóveis da população local ficam em um estacionamento no Sun Ship.
Com a produção sustentável de energia elétrica, não são emitidas na atmosfera aproximadamente 500 toneladas de CO2, segundo estudo do arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch. O profissional também planejou coberturas simples para cada casa, permitindo a presença do sol durante o inverno e proteção durante o verão.