- Foto: Antonio Corcuera/Divulgação A
Casa Manifesto, como é chamada, é uma proposta dos arquitetos espanhóis James & Mau, que pretendiam provar que é possível aderir a uma arquitetura ecoeficiente e economicamente acessível. A residência, que tem 160 m², é feita com contêineres e 85% de materiais reciclados - a montagem durou apenas 90 dias.
- Foto: Antonio Corcuera/Divulgação Localizada no topo de uma colina, em Curacavi, região metropolitana de Santiago, no Chile, tem o desenho bioclimático, que faz com que a construção se adapte a todas as estações do ano através de técnicas passivas de calefação e refrigeração. No inverno, a pele de madeira que reveste toda a casa, em combinação com o pano de vidro, gera um efeito estufa, esquentando o ambiente. No verão, quando todas as janelas estão abertas, a estrutura aproveita a ventilação cruzada, e a marquise retrátil gera sombra e conforto.
Mais de 70% da energia provém da força solar. Além disso, um sistema feito de celulose reciclada, a partir de jornal, foi utilizado como isolamento térmico, melhorando sua eficiência energética.
- Foto: Antonio Corcuera/Divulgação - Foto: Antonio Corcuera/Divulgação - Foto: Antonio Corcuera/Divulgação