Lugarcerto

Torre de bambu transforma umidade do ar em água potável

A estrutura mede cerca de 9 metros, pesa em torno de 90 quilos e é toda modular

CorreioWeb
- Foto: Warka Water/Divulgação
Criar novas fontes de água doce é uma questão que está na ordem do dia. Criado pelo arquiteto italiano Arturo Vittori, o Warka Water é uma torre que capta o vapor da atmosfera e o transforma em água potável. A estimativa é de que a estrutura consiga coletar até 100 litros de água por dia.

- Foto: Warka Water/Divulgação A torre é construída sobre uma base de bambu ou talos de junco. Na parte interna, é forrada por uma malha plástica. Fibras de nylon e polipropileno captam gotículas de orvalho e, ao escorrer, a água fica armazenada em uma bacia na parte inferior. Completando o conjunto, uma coroa de pequenos espelhos ajuda a manter as aves distantes para evitar contaminações.

A estrutura mede cerca de 9 metros, pesa em torno de 90 quilos e é toda modular, não sendo necessários andaimes ou equipamentos elétricos para colocá-la de pé. Em 2015, um protótipo do Warka Water será levado à Etiópia. O projeto serve de piloto para mais iniciativas inovadoras e sustentáveis deste tipo.  - Foto: Warka Water/Divulgação
Assista ao vídeo de divulgação, em inglês: