Lugarcerto

Com apenas 8 m², apartamento "canivete suíço" tem cômodos em compartimentos

Portas de correr foram usadas para isolar as divisões dos ambientes

Hellen Leite
- Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação
Os arquitetos Morgane Guimbault e Gaylor Lasa Zingui, do escritório Kitoko, transformaram um quarto de 8 metros quadrados em uma casa relativamente confortável de dois cômodos, em Paris. O projeto é inspirado no conceito "canivete suíço", que possui diversas funções em apenas um pequeno objeto.

Veja mais fotos do microapartamento em Paris

Chamado não por acaso de "maid's room", ou quarto de empregada, o imóvel consiste em um tipo de habitação antiga encontrada no topo de alguns prédios da capital francesa, geralmente ocupados por zeladores e outros funcionários.


À primeira vista, o apartamento parece uma pequena sala, com um banheiro e uma pia ao fundo. Para caber tudo no espaço reduzido, os cômodos e objetos foram escondidos dentro de um armário, que hora se transforma em uma escada vazada, que também é uma estante, hora revela uma cama.

Cada compartimento pode ser completamente isolado com portas de correr, o que permite que o morador utilize os cômodos de acordo com a sua necessidade.  - Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação - Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação - Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação - Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação - Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação - Foto: Fabienne Delafraye/Divulgação