Com o metro quadrado variando entre R$ 3,5 mil (para as construções mais antigas) e R$ 7 mil (para os empreendimentos de padrão elevado), o Buritis é um bairro de alta densidade muito procurado exatamente por oferecer apartamentos com aluguel e valor de venda mais “em conta” que os de regiões mais centrais, como Lourdes e Funcionários. Porém, não se engane. Apesar da predominância da classe B, muitos no topo da pirâmide de estratificação social estão dentro do prisma de moradores. Ademais, muitos universitários migram para a região por cursarem faculdade em alguma das instituições particulares localizadas na principal via do bairro, a Avenida Professor Mário Werneck. Entretanto, uma fonte que optou por não se identificar revelou que o número de prédios que aceitam os estudantes e suas repúblicas é cada vez menor na região. Tal medida ocorre a fim de “evitar a baderna” e também para tentar estabelecer o Buritis como um bairro voltado majoritariamente para os já citados casais ou solteiros jovens já numa caminhada profissional.
“A clientela do Buritis é diferente da que vemos no Lourdes, por exemplo. São pessoas mais novas, na faixa dos 25 aos 40 anos, casados ou solteiros, que estão em busca de seu primeiro imóvel”, destaca Frederico Padovani, diretor da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG). Não obstante, clientes mais velhos também procuram o bairro com o intuito de usufruir da extensa gama de empreendimentos de cunho comercial
ACESSO
Um dos maiores motivos de objeção quanto a residir no Buritis é a questão do acesso. As principais vias que ligam o bairro ao restante são as avenidas Raja Gabaglia, Barão de Homem de Melo e o Anel Rodoviário. Contudo, como quaisquer energias positivas se direcionam para os otimistas e todos os caminhos levam – em tese – a Roma, tudo no Buritis acaba convergindo para a Mário Werneck. O logradouro sofre com o constante fluxo de veículos e também com os automóveis estacionados irregularmente em vários trechos – fator que contribui negativamente no andamento do tráfego.
MISTURA QUE FUNCIONA
Os apaixonados casais, os jovens solteiros e os desquitados que vivem de forma corrida têm algo em comum: querem praticidade. O principal predicado do Buritis é exatamente esse
Um empreendimento que alia com maestria a praticidade e o conforto tão almejados pelos que anseiam por morar no Buritis, por exemplo, é o Edifício Alto Buritis. Localizado próximo à deslumbrante serra que se mistura com os arranha-céus, o prédio já tornou-se referência antes mesmo de seu debute. “É (uma edificação) residencial e tem também um pouco de comércio para atender aos moradores. Acabamos de receber um prêmio pelo projeto, inovador pela sua arquitetura e proposta”, afirma o gerente do Grupo EPO.
MORANDO NO BURITIS
Marina Stroppa, universitária
“Apesar das dificuldades de acesso, principalmente de manhã e no fim da tarde, o Buritis oferece para mim e para a minha família inúmeras opções comerciais, o que torna tudo mais cômodo. Temos farmácias, supermercados e outras lojas bem pertinho de casa. Apesar de estar ficando um pouco perigoso, ainda não me preocupo com a criminalidade no bairro e o acho bem tranquilo, sem contar que é muito bonito.”
Luis Salgado, universitário
“Simplesmente, adoro o Buritis. É um bairro nobre, você encontra tudo o que procura, tem bons bares, churrascarias, fica perto do BH Shopping e também de uma boate fantástica para quem quer aproveitar a vida noturna como eu. Pode não ser o bairro mais seguro da cidade e o trânsito tende a ficar insustentável nos horários de pico, mas, mesmo assim, é um dos meus bairros favoritos em Belo Horizonte.”