Além de localização privilegiada na região da Pampulha, o acesso ao bairro é facilitado graças a vias como as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Carlos Luz. Quanto ao trânsito, é comum, assim como em todas as outras áreas de Belo Horizonte, o fluxo intenso de veículos nos horários de pico. No entanto, os moradores podem optar pelo Move, já que a estação Pampulha é um ótimo meio de se chegar aos destinos muito mais rapidamente. Isso sem contar a proximidade com o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade para os que anseiam por uma escapada da Cidade Jardim.
CLIQUE AQUI E VEJA IMÓVEIS PARA VENDA NO SANTA AMÉLIA!
ESTABALECIMENTOS Engana-se quem desconhece o Santa Amélia e acha que não existem quaisquer locais para lazer ou até mesmo comércio na região. Primeiro, meus caros, você está a pouquíssimos quilômetros de distância da Lagoa da Pampulha, cartão-postal visitado até mesmo por moradores de outras áreas da capital. Ademais, dentro do bairro existe um polo de bares e restaurantes bem interessante na Avenida Guarapari. Lá encontram-se estabelecimentos conhecidos por muitos belo-horizontinos, como o Fanáticos Esporte Bar e o Restaurante Degraus
Já o comércio também não deixa absolutamente nada a desejar se o compararmos com os de alguns bairros nas cercanias da Avenida do Contorno. Tudo bem que as opções não são tantas, mas os moradores do Santa Amélia contam com supermercados, agências bancárias, padarias e drogarias, todos nos arredores. “Sou até suspeito porque moro aqui na região, mas certamente é um bairro com estrutura muito boa”, denota Mateus Mendes, gerente da Rio Doce Imóveis, empresa especializada no Santa Amélia e em toda a região da Pampulha. Todavia, apesar dos predicados, o nível de criminalidade na área teve um crescimento e isso assusta alguns residentes. Isso ocorreu por causa do crescimento desenfreado nos últimos anos, mas ainda não é algo que preocupe em demasia.
O COMPRADOR Se o perfil do cliente que deseja comprar um imóvel no Centro-Sul, por exemplo, é mais tradicionalista – sem ampliar o seu escopo para novos horizontes, focando-se apenas naquela zona –, no Santa Amélia a coisa muda de figura. “Geralmente (o perfil engloba) recém-casados com um ou até dois filhos e com uma renda razoável”, comenta Mendes. Vale frisar que muitos jovens também migram para o logradouro dada a sua proximidade com o câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
ALUGUE imóveis no Santa Amélia. Confira as ofertas
Agrada também a quem constituiu família recentemente e está ascendendo na cadeia social o preço do metro quadrado (entre R$ 4,5 mil e R$ 5 mil para empreendimentos novos) no bairro e os seus apartamentos espaçosos e com boas áreas de lazer. A maioria das residências dispõe de três quartos, com suítes e vagas de garagem, um chamariz para quem não quer pagar o “olho da cara” no Sul da capital por algo similar
MORANDO AQUI
. Tais Silva
. jornalista
“Moro no Santa Amélia há nove anos e de lá pra cá o bairro cresceu muito. Hoje, encontro quase tudo por aqui mesmo. Tem grandes supermercados, correios, papelarias, lojas de roupa, acessórios e principalmente bares e restaurantes. Tenho muitos amigos de outras regiões da cidade que vêm ao Santa Amélia nos fins de semana atrás de uns bares diferentes. O Butecário, o Frango Americano e o Fanáticos são bons exemplos. O bairro é bonito, bem-arborizado, as pessoas ainda frequentam as praças, mas está ficando perigoso. A segurança é algo que preocupa muito os moradores daqui. Acho que o bairro cresceu muito rápido e hoje é muito visado. Outro problema decorrente desse crescimento acelerado é o trânsito. A Estação Pampulha do Move fica aqui. O problema é que os carros vêm da Antônio Carlos, que tem quatro pistas, e entram num bairro com uma pista. Em horários de pico, nem vou ao supermercado porque sei que vou gastar o dobro do tempo.”