Raio-x eficiente

Pesquisas direcionam cada vez mais a atuação do mercado imobiliário mineiro

Estudos mais aprofundados sobre o perfil dos compradores já definem produtos, forma de trabalhar e nichos de ação das empresas imobiliárias do estado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/04/2015 15:34 Carolina Cotta /Estado de Minas
Glender Alvarenga, superintendente comercial da MIP Edificações, no apartamento decorado do Funcionários Lifestyle, que será entregue no fim do ano - Marcos Vieira/EM/D.A Press Glender Alvarenga, superintendente comercial da MIP Edificações, no apartamento decorado do Funcionários Lifestyle, que será entregue no fim do ano
A segmentação parece um caminho sem volta no mercado imobiliário. Ganha-se força, torna-se referência e há mais chances de o produto cair como uma luva para o cliente. Uma segmentação eficiente, contudo, exige pesquisa de mercado, ou várias delas. Da busca por novos nichos de mercado à mudança de alguns empreendimentos, o maior conchecimento do comprador pode fazer a diferença, transformando o setor e agregando valor aos lançamentos.

Na MIP Empreendimentos, por exemplo, as pesquisas de mercado mudaram, e muito, a forma de atuar, hoje pautada nos gostos e usos dos consumidores. Segundo o superientende comercial da construtora, Glender Alvarenga, a primeira pesquisa ocorreu em 2005, depois que tiveram dificuldade de venda de um produto: duas torres de três ou quatro quartos e área de lazer completa. “Ali percebemos que um produto que visa atender todo mundo acaba não atendendo ninguém”, conta o executivo.

Foi o pontapé para a MIP se dedicar a produtos para um grupo bem específico de consumidores: empreendimentos de luxo, com apartamentos de dois ou três quartos para solteiros convictos, recém-casados, casais com o primeiro filho e casais maduros com filhos já fora de casa. “Lá atrás, com a primeira pesquisa, achamos um nicho para o qual, cada vez mais, aprimoramos nossos produtos.”

O conceito Lifestyle, segundo a gerente de marketing da MIP Edificações, Jamille Barra, incorporam personalização e flexibilidade arquitetônica para se adaptar ao estilo de vida de cada cliente. Foi ainda por meio das pesquisas que a empresa se enveredou na construção de condomínios, passando a atuar também com venda de loteamentos.

RETORNO

As pesquisas são feitas periodicamente, junto a empresa especializada, para orientar a construtora quanto a localização, valor do imóvel e previsão das metas. Outro tipo de pesquisa é das feitas após a entrega das chaves, já com os proprietários, para verificar o nível de satisfação com o produto. “Quando você tem produtos desenvolvidos para um público específico, o sucesso é consequência”, defende Barra.

A EPO também tem investido em pesquisas para orientar no desenvolvimento de produtos e promoveu até um estudo, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), comparando a taxa de retorno de investimento no mercado imobiliário com o desempenho das principais aplicações financeiras. O mote principal foi a necessidade de mostrar a valorização real dos imóveis de alto padrão e oferecer mais segurança aos clientes em potencial. A partir daí, a estratégia da comercialização de alguns empreendimentos do grupo passou a ser pautada no estudo.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) também vai ampliar suas pesquisas. A entidade já está em negociação com prefeituras de cidades da Região Metropolitana de BH para que a pesquisa mensal realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG) alcance essas localidades, onde cresceram os investimentos imobiliários nos últimos anos. Segundo o diretor da área imobiliária do Sinduscon-MG, Bráulio Franco Garcia, assim será possível comprender melhor o perfil de expansão do mercado.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
19 de julho de 2018
15 de julho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura