Lugarcerto

Área disputada

Serra se tornou um dos locais mais nobres de BH sem perder característica interiorana

Bairro foi originalmente concebido para ser uma região de chácaras

Ludymilla Sá
Rua Estevão Pinto é uma das principais vias do bairro e abriga prédios de luxo - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press
“Serra é a tradução de Belo Horizonte, ele caracteriza a nossa cidade.” Assim, Cássia Ximenes, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), define o Bairro Serra, localizado na Região Centro-Sul da capital mineira. Ele foi planejado para ser uma região de chácaras quando Aarão Reis projetou BH. E essa foi sua principal ocupação até os idos de 1920. Mas passou a ser mais populoso a partir da construção do tradicional Colégio Sagrado Coração de Maria, inaugurado em 1930 com o nome Sacré Coeur de Marie.

Atualmente, apesar dos contrastes, é uma das regiões mais nobres da cidade, um bairro de classe média alta. “É muito tradicional, muito bem localizado e com algumas características fantásticas. Ele começa ao lado do Minas II e do Parque das Mangabeiras. Tem um dos condomínios mais nobres de BH, que é o Clube dos Caçadores, um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. Tem ainda clubes tradicionais, como o Olympico e o próprio Minas. Imagine você que um bairro que tem dois clubes tradicionais só pode representar uma qualidade de vida diferenciada dentro da capital”, pontua Cássia.

ACESSE O CLASSIFICADOS DO LUGAR CERTO E VEJA IMÓVEIS PARA COMPRAR NO SERRA

Desde a década de 1940, com a inauguração do Olympico, que foi fundado pelos próprios moradores, e com a implantação do Minas II, mais de 40 anos depois, a referência de lazer no Serra passou a ser intimamente ligada aos dois clubes, além do Parque das Mangabeiras.

O nome do bairro deriva do Córrego da Serra, que tem a nascente dentro do parque, e está hoje canalizado. Na década de 1950, ocorreu o primeiro processo de verticalização do bairro. Prédios de baixa estatura foram construídos
. Vinte anos depois, a construção de edifícios maiores chegou ao seu auge. Os terrenos ficaram muito valorizados e as famílias foram pressionadas a vender suas chácaras.

ACESSE O CLASSIFICADOS DO LUGAR CERTO E VEJA IMÓVEIS PARA ALUGAR NO SERRA

Apesar da evolução, o bairro ainda mantém tradições como poucos, segundo a executiva. “Encontramos uma condição que lembra cidade do interior, as pessoas ainda se conhecem, há mil botecos interessantes, pequenos comércios e prestadores de serviços e colégios tradicionais. Este é o Bairro Serra: pura poesia!”

Ruas arborizadas, comércio diversificado e prédios de alto padrão são destaques no Serra - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press As ruas arborizadas e a exuberante paisagem da Serra do Curral são horizontes compartilhados por ricos e pobres no bairro, que tem uma comunidade em seu entorno. O acesso é fácil e o comércio variado. Sofisticadas butiques e lojas de decoração convivem harmoniosamente com pequenas mercearias e charmosos empórios.

Há também grandes redes de supermercados, drogarias, padarias, lojas diversas, lotéricas, hospitais, clínicas e serviços em geral para atender os moradores da região. Mas há quem reclame da ausência de agências bancárias. Os bares e restaurantes são um destaque à parte e atraem também visitantes de outras localidades.

Outra vantagem do bairro é a oferta de imóveis. É possível encontrar apartamentos dos mais variados e a preços diversos. Um apartamento na Rua Capelinha, por exemplo, de três quartos e uma vaga de garagem, próximo ao Hospital Evangélico, está avaliado em R$ 300 mil
. Mas há empreendimentos novos, com quatro quartos, sendo três deles suítes, postos à venda por R$ 3,97 milhões.

RAIO X

Região
» Centro-Sul

Principais vias
» Avenida Afonso Pena, Rua do Ouro e Avenida Bandeirantes

Origem do bairro
» O nome está relacionado ao Córrego da Serra, que tem nascente dentro do Parque das Mangabeiras. Foi projetado para ser uma região de chácaras.

Transporte Público
» 2102 (Gameleira/Serra), 2151 (Vista Alegre/Serra), 4102 (Aparecida/Serra) e 4107 (Alto Caiçara/Serra)

Clube Olympico, inaugurado na década de 1940, foi fundado pelos próprios moradores e hoje é referência de lazer - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press