Lugarcerto

Um bom lugar para morar

Caiçara passa por processo de verticalização, mas casas ainda dominam a paisagem

Bairro na Região Noroeste de BH era região de fazendas e com registro de atividades agropecuárias na época da fundação da capital. Mesmo com o desenvolvimento urbano, moradores garantem que o local ainda tem um clima familiar e que os vizinhos mantêm a hospitalidade

Redação Lugar Certo
- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Localizado na Região Noroeste da capital, o Bairro Caiçara era uma região de muitas fazendas e com registro de atividades agropecuárias na época da fundação de Belo Horizonte. A ocupação residencial se deu com a venda das fazendas, que foram divididas em lotes por volta dos anos 1950, a partir da urbanização da Avenida Pedro II. Por volta dos anos 70, a ocupação do bairro teve um crescimento devido às atividades comerciais que se instalaram por ali ao longo dos anos. O nome Caiçara veio do tupi-guarani, que significa limite. Atualmente, em algumas partes ainda se encontram muitas casas, mas o bairro tem passado por um processo de verticalização. Antes disso, era um local pacato, onde moradores tinham uma rotina tranquila e bem parecida com a do interior. Era possível ver crianças brincando nas ruas, ainda de terra, vizinhos conversando nas calçadas e muitos terrenos baldios. Grande parte dos moradores dessa época ainda residem no bairro.

O primeiro marco do bairro foi o Edifício Jardim das Acácias, que ganhou o apelido de Espigão por ser considerado o prédio mais alto do Caiçara, construído 40 anos atrás. Na Rua Itaguaí, é possível ver uma árvore no meio da via, e sempre permaneceu ali a pedido dos moradores. Depois de instalado o Shopping Del Rey, os olhos de várias pessoas se voltaram para o bairro. Com isso, muitos recursos foram investidos e o Caiçara se tornou um grande polo comercial.

ACESSE O CLASSIFICADOS DO LUGAR CERTO E VEJA IMÓVEIS PARA COMPRAR NO CAIÇARA

“Um bairro ótimo para morar
. Aqui encontramos tudo de que precisamos, sem ter necessidade de sair do bairro”, declara Elaine Aparecida Leonardo, corretora da RM Imóveis e moradora do bairro há 37 anos. A corretora diz que o Caiçara é um bairro familiar e que os vizinhos ainda mantêm a hospitalidade. “Tem muitos bares e restaurantes, que permanecem abertos até 1h, para a boemia não perturbar os moradores.” Além dos bares, existe um câmpus da Faculdade Newton Paiva e três escolas públicas – Escola Estadual Professor Francisco Brant, Escola Estadual Santos Anjos e Escola Estadual Tibirica –, além de várias escolas particulares. “O Caiçara me atende em tudo: comércio, supermercados, escolas, academias, centenas de salões de beleza. E o melhor de tudo é que é muito tranquilo. Não mudaria daqui por nada”, diz a corretora.

ACESSE O CLASSIFICADOS DO LUGAR CERTO E VEJA IMÓVEIS PARA ALUGAR NO CAIÇARA

Uma boa opção de lazer é o Parque Ecológico Caiçara. Localizado na Rua Tico-tico, é possível praticar ali exercícios físicos, pois disponibiliza pista para caminhada, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, campo de futebol, playground, e um grande espaço para apreciar e contemplar a vegetação de mata ciliar que tem espécies nativas, como o cedro, ingá, louro-pardo e jequitibá. Micos, gambás e aves, como sabiá e pica-pau, também podem ser observados no meio da mata. No parque passa o córrego Cascatinha, da bacia do Rio das Velhas e do Velho Chico, o que acaba deixando o ambiente ainda mais agradável.

Praça com espaço de ginástica e lazer, além do verde, atrai muitos moradores da região, principalmente nos fins de semana - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press Segundo o site da Prefeitura de Belo Horizonte e de acordo com o censo demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Nordeste de Belo Horizonte tem população de 338.100 habitantes. Desses, 20.463 são moradores do Bairro Caiçara
. A oferta de imóveis é bem grande, segundo a corretora Eliane. “Imóveis entre R$ 170 mil e R$ 500 mil são bem procurados. É um bairro que oferece uma boa infraestrutura e com vias de acesso rápidas.”

RAIO X

» Região Noroeste

Principais vias
» Avenida Dom Pedro II e Avenida Presidente Carlos Luz.

Origem do bairro
» O nome vem do tupi-guarani "kai'sara", que significa limite e cerca de galhos. Inicialmente, abrigava fazendas e atividade agropecuária.

Transporte Público
» 4032 (Caiçara/Savassi), 4107 (Alto Caiçara/Serra), 4201(Alto Caiçara/Nova Cintra) e 9403 (Paraíso/Caiçara).

Comércio
» Ao longo da Avenida Presidente Carlos Luz, Caiçara/Pampulha

Gastronomia
Bar do Veio
Especialidades em comida de buteco - Rua Itaguaí, 460, Caiçara.

Churrascaria do Carlinhos
Especialidade em carnes - Rua Tietê, 116, Caiçara.

Esquina das ruas Rosinha Sigaud com Crisandália: prédios e comércio em expansão - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press