Segundo o advogado, atualmente, existem muitos sites de leiloeiros. “Recomenda-se verificar junto à Junta Comercial de cada estado se o site é oficial e habilitado. Também nos fóruns de todas as cidades, são afixados os editais de leilões. Basta o interessado comparecer no dia, hora e local programado e oferecer lances no bem que lhe interessa. De regra, o pagamento é à vista, devendo o arrematante dar dois cheques de garantia, sendo um para o valor do lance e outro para a comissão do leiloeiro, que varia de 5% a 10% no caso de imóveis. Porém, quando não há interessados no bem, existe a possibilidade de se ofertar lances com parcelamento, o que pode ser interessante.”
Além da Caixa Econômica Federal, outras empresas realizam leilões de imóveis. “As instituições financeiras e o poder judiciário em todas as suas esferas fazem leilões de bens. A melhor opção sempre é o imóvel desocupado, pois a posse deste será mais rápida. Porém, os imóveis ocupados são passíveis de ação de imissão na posse, na qual o ocupante será obrigado a deixar o imóvel”, avisa Alexandre.
Ele aconselha uma visita antes ao imóvel a ser adquirido
Ao comprar o imóvel, lembra Alexandre, o adquirente deve conseguir a carta de arrematação, que é fundamental para para concluir a operação e se tornar proprietário do bem. Ele aconselha ao comprador dar um lance máximo, porém, sem se deixar empolgar. “A estratégia deve ser ajustada antes do início do leilão, definindo até quando chegará nos lances para não se perder na emoção, superando um limite razoável de lucro. Não quer dizer que outros participantes que estejam dando lances mais altos estejam certos ou conhecem o bem.”
O advogado explica que as avaliações são realizadas judicialmente ou pelas instituições financeiras e, portanto, são confiáveis. “Ocorre, muitas vezes, de o imóvel ser avaliado abaixo do preço de mercado, motivo pelo qual o leilão pode ser interessante ainda. O edital é a regra base para o leilão e nele contém a maioria das informações necessárias. Se houver algum ônus ou o imóvel for diferente do que está no edital, a compra pode ser anulada e o valor do lance devolvido.”
Visando auxiliar os interessados na compra de uma nova residência ou ter segurança para um investimento com bom retorno, Alexandre Fadel realiza nesta terça-feira, a partir das 18h30, na Avenida Prudente de Morais (621/610), Bairro Santo Antônio, a palestra Como adquirir imóveis em leilões