Esses investidores estariam aproveitando que os imóveis nos EUA sofreram uma valorização e estão realizando o negócio de venda e voltando com o capital para ser investido no Brasil. “É uma excelente oportunidade de, além de ganhar com a valorização do imóvel durante esse período, ter um bom lucro com o câmbio”, acrescenta Padovani.
Outra vantagem de voltar com os investimentos é a estabilização dos preços dos imóveis no Brasil. Atualmente, há boas oportunidades de negociação no mercado. “Os investidores têm a possibilidade de adquirir imóveis com descontos atrativos, pois o setor tem opções interessantes tanto para residencial quanto para comercial”, explica.
A MRV está de olho no potencial de compra de quem ganha em dólar e que, mesmo morando no exterior, quer aumentar o patrimônio no Brasil. Só em outubro, a construtora vendeu 20 imóveis para brasileiros que trabalham e ganham em dólar ou euro lá fora. A construtora estuda, inclusive, a possibilidade de abrir uma loja física nos Estados Unidos, em Boston. Segundo o diretor de Marketing e Vendas da construtora, Rodrigo Resende, o potencial desse mercado é muito grande: estimativas apontam que mais de um milhão de brasileiros estão vivendo apenas nos Estados Unidos, 300 mil deles em Boston
Hoje, os brasileiros que vivem fora compram pela loja virtual da construtora, que conta com corretor de plantão. “Alguns clientes usam contatos no Brasil para conhecer o terreno. Outros usam ferramentas, como o Google Street View, que permite ‘caminhar’ pela rua. A tecnologia, hoje, facilitou a compra de imóveis. A pessoa escolhe de lá e mandamos o boleto. Geralmente, eles já têm o dinheiro para a compra, ou financiam direto com a construtora e em curto período de tempo”, explica Rodrigo. Pesquisa de mercado da construtora mostra que os brasileiros em Boston ganham de US$ 2 mil a US$ 4 mil por mês. “É um mercado enorme para a gente trabalhar”, afirma.