Lugarcerto

SÃO BENTO

Vocação residencial com clima tranquilo e qualidade de vida

Bairro abriga casas luxuosas e espaçosas, tem comércio limitado e poucas opções de lazer

Gustavo Perucci

Pista de cooper da Avenida Bento Simão é ponto de lazer e prática de atividades físicas no bairro - Foto: SIDNEY LOPES/EM/D.A PRESS-7/4/09

 

Mesmo considerado um tradicional bairro de Belo Horizonte, o São Bento é relativamente novo. A ocupação do loteamento teve início no final da década de 1970. Vizinhança de classe alta – e talvez venha daí a fama –, ainda conserva certa tranquilidade, com ruas poucos movimentadas, arborizadas e limpas. Boa parte da área é estritamente residencial, tendo nas belas casas construídas em lotes grandes seu retrato perfeito.

Acompanhando o perfil de alguns de seus vizinhos, como o Santa Lúcia, Belvedere, Vila Paris e Cidade Jardim, o São Bento abriga famílias de classes mais abastadas. O bairro fica localizado em uma das partes mais distantes da ex-Colônia Afonso Pena – áreas que, no início da história de Belo Horizonte, eram destinadas aos pequenos produtores rurais que abasteciam a capital. Impulsionado pela construção, no início da década de 1970, das avenidas Raja Gabáglia e Prudente de Morais, o bairro começou a ser efetivamente ocupado em 1980.

 

Rua Professor José Renault: bairro tem vias tranquilas e limpas - Foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS-15/3/14 


Patriarca da família responsável pelo loteamento do bairro, Bento Simão batiza uma das avenidas mais importantes da vizinhança, onde os moradores vão fazer caminhada ou corrida. Além da suspeita de o bairro carregar o primeiro nome de Simão, existe a versão de que é uma referência ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças, dirigido por monjas beneditinas, e que há mais de 60 anos ocupa uma área bem próxima a uma pequena mata no Vila Paris, bairro vizinho.

A área próxima à entrada do bairro pela Avenida Prudente de Morais concentra os poucos edifícios e comércio do São Bento. O resto da vizinhança é composto por casas luxuosas e espaçosas, com belos jardins. Isso garante muita tranquilidade e silêncio às ruas e praças da região.

De uma construção de edifícios polêmica, no começo da década de 1990, a uma referência e principal ponto comercial. O Center Shopping é uma das poucas opções de lazer e compras do São Bento. Algumas poucas lojas ocupam a mesma área, na entrada do bairro pela Avenida Prudente de Morais

. Com o comércio acanhado, o que garante parte da tranquilidade da região, a solução encontrada pela população é buscar tais serviços nos bairros vizinhos – Santa Lúcia, Luxemburgo, Vila Paris e Cidade Jardim.

“Éumlugar privilegiado pela situação geográfica, com vários pontos de entrada e saída. Isso facilita o ir e vir de quem moralá. Tem a igreja, construída pelos próprios moradores. O São Bento já nasceu com vocação residencial, com lugares agradáveis para fazer caminhadas. Surgiu quase como uma extensão do Cidade Jardim”, afirma Cássia Ximenes, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG). Ela explica que existem poucos lotes no bairro. “Dá para contar na mão”, completa. A grande parte dos imóveis disponíveis são casas, construídas em diferentes épocas.

 

A Paróquia São Bento foi construída por iniciativa dos moradores do bairro - Foto: PARÓQUIA SÃO BENTO/DIVULGAÇÃO

PROJETO Além do centro comercial, a Paróquia São Bento e a Praça República do Líbano são as principais referências do bairro. Prevista no projeto original do loteamento, a paróquia só foi construída por iniciativa de alguns moradores. Em 11 de julho de 1986, dom Serafim Fernandes de Araújo, então arcebispo da cidade, criou a 163ª paróquia da cidade

. Apresentando um projeto moderno, a Paróquia de São Bento, vista de cima, parece uma cruz.

Um dos primeiros prédios levantados no bairro foi o da Escola Santo Tomás de Aquino, que se mudou de uma casa no Centro para o São Bento em 1978. A instituição de ensino ocupa área de 11 lotes.

O Parque Jornalista Eduardo Couri fica, na verdade, no Santa Lúcia. Mas como é bem ao lado do São Bento, faz parte das opções de lazer ao ar livre de seus moradores. Antes um lugar degradado, o parque, popularmente conhecido por Barragem Santa Lúcia, tem área aproximada de 80 mil metros quadrados. Implantado em 1996, hoje é referência de lazer e integração entre pessoas de classes diferentes, todas morando na mesma região e usufruindo da fauna, flora e beleza de uma das poucas áreas de preservação da cidade.

A quantidade de linhas de ônibus é considerável para um bairro de densidade baixa. As duas principais vias de entrada e saída são as Avenidas Raja Gabáglia e Pudente de Morais. Luxemburgo, Vila Paris, Conjunto Santa Maria e Santa Lúcia, na Região Centro-Sul, e Estoril, na Região Oeste, limitam o São Bento.

 

Animais dão ares de fazenda na Rua José Osvaldo Araújo - Foto: PAULO FILGUEIRAS/EM/D.A PRESS-17/1/14

RAIO-X
LOCALIZAÇÃO
»
Região Centro-Sul

ORIGEM DO BAIRRO
»
O São Bento fazia parte da antiga Colônia Afonso Pena, área reservada no início da história de Belo Horizonte para pequenos produtores rurais, que abasteciam a capital com seus produtos. Existem duas versões para o nome do bairro. A primeira é que estaria ligado ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças, que fica próximo à região, dirigido pelas monjas beneditinas. A segunda é que o bairro leva o nome do patriarca da família responsável pelo loteamento, Bento Simão.

PRINCIPAIS VIAS
»
Avenida Raja Gabáglia
» Avenida Arthur Bernardes
» Avenida Professor Cândido Holanda
» Avenida Cônsul Antônio Cadar
» Avenida Bento Simão
» Avenida José Oswaldo de Araújo
» Avenida Professor Sylvio Vasconcelos
» Rua Professor José Renault
» Rua Helena Antipoff
» Rua Cônsul Robert Levy
» Rua Desembargador Mello Júnior

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
»
Paróquia São Bento
» Praça República do Líbano
» Center São Bento
» Escola Santo Tomás de Aquino
» Praça Carmo Couri
» Praça da Imprensa
» Porcão

PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS
» 1170 (Santa Lúcia/Mangabeiras)
» 4110 (Dom Cabral/Belvedere)
» 4113 (Bom Jesus/Belvedere)
» 5201 (Dona Clara/Buritis)
» 8101 (Santa Lúcia/Alto Santa Lúcia)
» 8103 (Nova Floresta/Santa Lúcia)
» 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva)
» 9101 (Alto Vera Cruz/Santa Lúcia)
» 9206 (Vera Cruz/Buritis)