Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. No Brasil, uma parceria entre a marca de vestuário Levi’s e a organização sem fins lucrativos, Floresta Urbana, testou uma nova forma de promover as zonas verdes nas cidades. O resultado foi a criação do primeiro jardim vertical autônomo feito com calças jeans no mundo.
A empresa doou as calças que não tinham passado pelo controle de qualidade e a Floresta Urbana desenvolveu o projeto técnico para utilização das calças na armação do jardim vertical. Para a presidente da Floresta Urbana, Thelma Spangenberg, a ideia de um jardim sustentável feito com jeans é chamar atenção para a viabilização de zonas verdes nas cidades. “O objetivo foi unir o que é verde e sustentável ao que é urbano, como a calça jeans, e mostrar que é possível enverdecer os bairros e cidades”, conta.
Para o jardim vertical se manter autônomo, o coletivo pensou em tecnologias simples, mas eficazes, como um sistema de captação de água da chuva e uma bomba movida a energia solar que reaproveita a água da rega anterior. O jardim foi instalado em abril deste ano e, desde então, se mantém sustentável, sem precisar de água e energia externa para manter as quatro espécies de plantas.
Além de transformar o contexto urbano, o jardim vertical atua como filtro de gases poluentes, isolante térmico e acústico, contribui para aumentar a umidade do ar e a biodiversidade e melhora a estética da cidade. A organização tem outros jardins verticais espalhados por São Paulo e planos de deixar mais cidades do Brasil verdes e sustentáveis.