A incorporação da tecnologia na venda de imóveis foi gradativa, mas não há volta. O mercado tem que identificar as mudanças e novas demandas do consumidor. A preocupação com a localização, por exemplo, fez a apresentação por mapas se tornar uma realidade. Entre as tecnologias mais recentes adotadas por imobiliárias e construtoras, Cássia destaca o Periscope, que permite gravar e transmitir vídeos ao vivo. “Hoje, além do bom produto, temos que entregar uma boa informação sobre ele
A sobreposição de várias imagens dos empreendimentos permite ao usuário navegar pelo apartamento, visualizando em 360°, como se estivesse dentro da imagem. “Mais do que assistir a uma imagem ou vídeo, o potencial comprador pode simular uma visita interna ao empreendimento, imaginar de forma mais detalhada como ficariam os móveis e a decoração, por exemplo. É uma experiência muito mais completa e detalhada”, explica Lucas Couto, diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar. Para o executivo, as pessoas têm menos tempo para tudo e a tecnologia vem para auxiliar. Se por um lado essa visita virtual prévia tira interessados dos estandes, por outro ela já filtra o comprador em potencial. “Quem vai já está impactado pelo empreendimento.”
FACILIDADES A construtora investiu também em aplicativos que facilitam a vida dos moradores, caso do ‘Patrimar Access’. A ferramenta gratuita tem diversas funcionalidades como consultas e reservas de datas nos espaços comuns; chegada segura; acesso às notícias e atas do condomínio; mensagens do síndico e classificados de vizinhos; descontos e promoções de empresas conveniadas e prestadores de serviços; notificação à portaria da chegada de visitantes, mercadorias e prestadores de serviços; cadastro mobile dos moradores e veículos para fácil consulta do porteiro na triagem de pessoas autorizadas e definição de horários em que os funcionários estão autorizados a entrar na residência.