Lugarcerto

Bairros de BH

Coração Eucarístico é um bairro estudantil bem localizado e valorizado

Bairro da Região Noroeste de Belo Horizonte atrai moradores que vão estudar na PUC Minas e procuram imóvel para comprar ou alugar próximo à universidade

Gustavo Perucci

Crescimento do Bairro Coração Eucarístico está diretamente ligado às origens da PUC Minas, que foi fundada em 1958 - Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press

A história do Coração Eucarístico, bairro da Região Noroeste de Belo Horizonte, é diretamente ligada às origens da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). E a instituição de ensino, uma das mais tradicionais do país, e seus milhares de estudantes ainda ditam o ritmo da vida no Coreu, carinhoso apelido dado à vizinhança.


Na década de 1920, parte da antiga Fazenda da Gameleira, que pertencia à zona rural de BH, deu lugar ao Seminário Coração Eucarístico, que estimulou uma incipiente ocupação da região. Por décadas, o seminário se dedicou à formação da comunidade eclesiástica mineira. Somente em 1960, o primeiro loteamento do bairro foi planejado e comercializado. Mas o grande impulso para o crescimento do Coreu foi a fundação da PUC Minas, em 1958.


O idealizador e responsável pelo nascimento da importante instituição de ensino, dom Antônio dos Santos Cabral, deixou o cargo de bispo de Natal (RN) para vir à Diocese de Belo Horizonte em 1922. Parte da área rural que hoje abriga o bairro foi comprada com recursos próprios dele, à época para a instalação do seminário. O sonho do religioso começou a ganhar forma em 1948, quando foi fundada a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da universidade. Uma década depois, em 12 de dezembro de 1958, decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, assinado por Juscelino Kubitschek, reconhecia a Universidade Católica de Minas Gerais, que, em 1983, receberia o título de Pontifícia Universidade Católica. A influência do religioso é tanta na região que ele batiza um dos bairros vizinhos do Coreu, o Dom Cabral.


No limite entre da Região Noroeste com a Oeste, o Coração Eucarístico é um bairro bem localizado, com acesso fácil a grandes avenidas da cidade, como a Amazonas e a Tereza Cristina, e ao Anel Rodoviário. Também fica próximo da estação de metrô da Gameleira, além de contar com uma boa variedade de linhas de ônibus. Mas, se o acesso é bom, a intensa movimentação de estudantes e funcionários da PUC Minas atrapalha um pouco o trânsito interno

. As ruas ficam cheias de veículos estacionados e, em horários de pico, os engarrafamentos são comuns.

Praça da Federação é o único espaço de lazer e descanso no bairro - Foto: Beto Novaes/EM/D.A PressMas, se por um lado, o movimento intenso de pessoas atrapalha o trânsito, traz também algumas vantagens, como a excelente infraestrutura de serviços e comércio hoje disponíveis no Coreu. São supermercados, padarias, loterias, farmácias, livrarias, papelarias, escolas e vários bares e restaurantes. “É um bairro praticamente autossustentável. Temos cinco agências bancárias, cursos de idiomas, rede de fast food. O comércio aqui é muito bom. Brinco que o Coração Eucarístico só não tem cinema”, afirma Arthur Orlando, diretor da imobiliária Coração Eucarístico Netimóveis.


Pequeno e com poucas casas ainda disponíveis para novos empreendimentos, o Coreu é um bairro mais moderno que vizinhos como o Padre Eustáquio e Carlos Prates. “A região é antiga, mas acho que a PUC traz uma atualização constante. O próprio público do Coreu é mais moderno, mais engajado”, completa Orlando. A presença de repúblicas e de estudantes no entorno da universidade garantem uma vida noturna agitada. Mas, ao mesmo tempo em que, durante o período letivo, as ruas da vizinhança abrigam intenso movimento, durante as férias escolares o bairro parece outro, bem mais tranquilo e silencioso.

INVESTIMENTO A demanda por moradia próxima à universidade faz do Coração Eucarístico um dos melhores bairros da cidade para quem deseja investir em imóveis para alugar

. Grande parte dos edifícios são antigos, de três andares, sem elevador, com apartamentos grandes e com uma vaga. Os novos empreendimentos da região também buscam atender possíveis investidores.


“Tem muitos imóveis para alugar e muitos dos empreendimentos são construídos com esse intuito. Muita gente compra e busca apartamentos aqui no bairro com o objetivo de locação, pois dificilmente fica desocupado, comparado com outros bairros que não têm essa proximidade com a PUC. Temos bons lançamentos aqui recentemente”, destaca Orlando.


Rua Dom José Gaspar é uma das principais vias do Coreu e fica tranquila na época de férias escolares - Foto: Beto Novaes/EM/D.A PressO empresário aponta empreendimento na Avenida Ressaca como a grande novidade no bairro. Edifício misto, com unidades residenciais e comerciais, já teve o projeto aprovado e, agora, avança para a fase de comercialização. Serão cerca de 100 apartamentos, com dois quartos, sala com varanda e duas vagas, além das 21 lojas. “O edifício terá toda a estrutura de segurança, com portaria 24 horas, lazer completo, com piscinas, quadra, sauna, espaços gourmet, churrasqueiras, salão de festas e academia. As unidades residenciais terão sua entrada pela rua paralela, com mais privacidade. Esse empreendimento tem tudo para movimentar o mercado imobiliário da região, será um grande centro comercial, além de excelente oportunidade de moradia e de investimento na região.”


O Coração Eucarístico fica no limite da Região Noroeste, onde é vizinho do Minas Brasil, Padre Eustáquio, Dom Cabral e João Pinheiro, com a Região Oeste, onde se encontra com o Gameleira e o Calafate.


RAIO-X

LOCALIZAÇÃO
»  Região Noroeste

ORIGEM DO BAIRRO
»  Mesmo com a chegada, em 1926, do Seminário do Coração Eucarístico na região, a ocupação da área, que fazia parte da antiga Fazenda da Gameleira, só ganhou corpo na década de 1960. Pouco depois da aprovação do primeiro loteamento do bairro, a fundação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais acelerou o crescimento do Coração Eucarístico.

PRINCIPAIS VIAS
»  Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (Via Expressa)
»  Avenida Ressaca
»  Avenida dos Esportes
»  Avenida Vereador Cícero Idelfonso
»  Rua Coração Eucarístico         de Jesus
»  Rua Dom José Gaspar
»  Rua Dom Joaquim Silvério

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
»  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
»  Praça da Federação
»  Paróquia Coração Eucarístico de Jesus
»  Museu de Ciências Naturais PUC Minas

PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS
»  1505 (Alto dos Pinheiros/Tupi)
»  1509 (Califórnia/Tupi)
»  4033 (Camargos/Centro)
»  4110 (Dom Cabral/Belvedere)
»  4111 (Dom Cabral/Anchieta)
»  5401 (São Luís/Dom Cabral)
»  9410 (Sagrada Família/Coração Eucarístico)
»  9414 (Santa Inês/João Pinheiro)
Grande parte dos imóveis é destinado à locação de estudantes - Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press