Na década de 1920, parte da antiga Fazenda da Gameleira, que pertencia à zona rural de BH, deu lugar ao Seminário Coração Eucarístico, que estimulou uma incipiente ocupação da região. Por décadas, o seminário se dedicou à formação da comunidade eclesiástica mineira. Somente em 1960, o primeiro loteamento do bairro foi planejado e comercializado. Mas o grande impulso para o crescimento do Coreu foi a fundação da PUC Minas, em 1958.
O idealizador e responsável pelo nascimento da importante instituição de ensino, dom Antônio dos Santos Cabral, deixou o cargo de bispo de Natal (RN) para vir à Diocese de Belo Horizonte em 1922. Parte da área rural que hoje abriga o bairro foi comprada com recursos próprios dele, à época para a instalação do seminário. O sonho do religioso começou a ganhar forma em 1948, quando foi fundada a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da universidade. Uma década depois, em 12 de dezembro de 1958, decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, assinado por Juscelino Kubitschek, reconhecia a Universidade Católica de Minas Gerais, que, em 1983, receberia o título de Pontifícia Universidade Católica. A influência do religioso é tanta na região que ele batiza um dos bairros vizinhos do Coreu, o Dom Cabral.
No limite entre da Região Noroeste com a Oeste, o Coração Eucarístico é um bairro bem localizado, com acesso fácil a grandes avenidas da cidade, como a Amazonas e a Tereza Cristina, e ao Anel Rodoviário. Também fica próximo da estação de metrô da Gameleira, além de contar com uma boa variedade de linhas de ônibus. Mas, se o acesso é bom, a intensa movimentação de estudantes e funcionários da PUC Minas atrapalha um pouco o trânsito interno
Pequeno e com poucas casas ainda disponíveis para novos empreendimentos, o Coreu é um bairro mais moderno que vizinhos como o Padre Eustáquio e Carlos Prates. “A região é antiga, mas acho que a PUC traz uma atualização constante. O próprio público do Coreu é mais moderno, mais engajado”, completa Orlando. A presença de repúblicas e de estudantes no entorno da universidade garantem uma vida noturna agitada. Mas, ao mesmo tempo em que, durante o período letivo, as ruas da vizinhança abrigam intenso movimento, durante as férias escolares o bairro parece outro, bem mais tranquilo e silencioso.
INVESTIMENTO A demanda por moradia próxima à universidade faz do Coração Eucarístico um dos melhores bairros da cidade para quem deseja investir em imóveis para alugar
“Tem muitos imóveis para alugar e muitos dos empreendimentos são construídos com esse intuito. Muita gente compra e busca apartamentos aqui no bairro com o objetivo de locação, pois dificilmente fica desocupado, comparado com outros bairros que não têm essa proximidade com a PUC. Temos bons lançamentos aqui recentemente”, destaca Orlando.
O Coração Eucarístico fica no limite da Região Noroeste, onde é vizinho do Minas Brasil, Padre Eustáquio, Dom Cabral e João Pinheiro, com a Região Oeste, onde se encontra com o Gameleira e o Calafate.
RAIO-X
LOCALIZAÇÃO
» Região Noroeste
ORIGEM DO BAIRRO
» Mesmo com a chegada, em 1926, do Seminário do Coração Eucarístico na região, a ocupação da área, que fazia parte da antiga Fazenda da Gameleira, só ganhou corpo na década de 1960. Pouco depois da aprovação do primeiro loteamento do bairro, a fundação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais acelerou o crescimento do Coração Eucarístico.
PRINCIPAIS VIAS
» Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (Via Expressa)
» Avenida Ressaca
» Avenida dos Esportes
» Avenida Vereador Cícero Idelfonso
» Rua Coração Eucarístico de Jesus
» Rua Dom José Gaspar
» Rua Dom Joaquim Silvério
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
» Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
» Praça da Federação
» Paróquia Coração Eucarístico de Jesus
» Museu de Ciências Naturais PUC Minas
PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS
» 1505 (Alto dos Pinheiros/Tupi)
» 1509 (Califórnia/Tupi)
» 4033 (Camargos/Centro)
» 4110 (Dom Cabral/Belvedere)
» 4111 (Dom Cabral/Anchieta)
» 5401 (São Luís/Dom Cabral)
» 9410 (Sagrada Família/Coração Eucarístico)
» 9414 (Santa Inês/João Pinheiro)