- Foto: Eduardo de Almeida/RA studioEm iniciativa inédita na capital mineira, 19 das maiores incorporadoras do mercado imobiliário de Belo Horizonte se uniram, com o apoio do Sindicato da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), para lançar o projeto Boa Hora, plataforma digital que vai oferecer imóveis residenciais e comerciais em condições especiais de negociação. A iniciativa foi tomada no sentido de mostrar que o momento é oportuno para investir.
No portal Boa Hora
(www.boahorabh.com.br), que permitirá acesso do público de amanhã a 3 de maio – período de vigência do projeto –, as construtoras reunirão parte de seus estoques em um único ambiente virtual com preços e condições de negociação mais favoráveis aos clientes. Serão 43 empreendimentos avaliados em cerca de
R$ 500 milhões, no seu conjunto.
Para Evandro Negrão de Lima, vice-presidente do Sinduscon-MG, a desaceleração econômica levou à diminuição da quantidade de novos empreendimentos no mercado, e os preços praticados não serão reproduzidos no futuro. “O custo de construção não caiu. Então, fatalmente, os lançamentos dos próximos meses virão com valor mais alto que o atual. O estoque disponível hoje está sendo adquirido, como indica o bom volume de vendas dos dois primeiros meses deste ano. Assim, quem comprar um imóvel hoje, conseguirá um preço mais baixo que no ano que vem”, aponta.
Fazem parte do projeto as construtoras Canopus, Conartes Engenharia, Concreto Empreendimentos, Direcional Engenharia, EPO Engenharia, Katz, MASB Desenvolvimento Imobiliário, MRV, NeoCasa, Novolar, Patrimar Engenharia, PHV, Precon Engenharia, RKM Engenharia, Sancruza Incorporações, Somattos, Terrazzas, Tetum Engenharia e Valadares Gontijo.
- Foto: Portal Boa HoraO diretor-executivo da Concreto Empreendimentos, Miguel Safar Filho, alerta para o fato de que o mercado começa a apresentar nova aceleração, enfatizando, assim, o momento favorável para o consumidor. “Se esperou muito tempo por uma queda de preços. O projeto contempla os três segmentos: imóveis econômicos; os de média renda, de até R$ 750 mil; e aqueles acima desse valor. Como são muitas incorporadoras, conseguimos fazer uma cesta de produtos que contemplasse todas as categorias”, explica.
“A plataforma digital foi pensada para facilitar a vida dos nossos consumidores. Nela será possível encontrar as melhores oportunidades de compras de imóveis de um, dois, três e quatro quartos e salas comerciais em praticamente todos os bairros de Belo Horizonte e região metropolitana”, acrescenta o diretor comercial do grupo Somattos, Humberto Mattos.
Na reunião que definiu a estratégia das incorporadoras, o diretor comercial da Somattos, Humberto Mattos (primeiro à esquerda); o vice-presidente do Sinduscon-MG, Evandro Negrão de Lima; o diretor-executivo da Concreto, Miguel Safar Filho; o diretor comercial da Direcional, Guilherme Diamante, e o diretor de marketing da Canopus, Tárcio Barbosa - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PressREAL SITUAÇÃO Sandro Perin, gestor executivo da MRV, acredita que, mais que um estímulo ao mercado imobiliário, o Boa Hora é uma forma de conscientizar o público da real situação do setor
. “O grande calcanhar de aquiles do mercado é a incerteza econômica. O sentimento de não saber se amanhã você estará empregado, se poderá honrar os compromissos que assumiu. Essa é a grande barreira que temos que vencer. A MRV acredita na força da união com as outras incorporadoras e na capacidade do projeto de levar a informação da maneira mais correta ao cliente.”
Além de anunciar os imóveis disponíveis, a plataforma digital contará com uma seleção de notícias relacionadas ao mercado imobiliário de Belo Horizonte. A ferramenta também terá interface inteligente, que se adapta ao perfil do usuário.