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Bom negócio

Investir em imóvel é uma forma de se proteger da inflação

Seja comercial ou residencial, investimento também é garantia de estabilidade

Augusto Pio
Edifício comercial da PHV Engenharia atrai investidores e também quem compra para usar - Foto: PHV Engenharia/Divulgação
Na hora de construir, qual a melhor opção, um imóvel residencial ou comercial?. Para Moysés Waisberg, diretor da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicado das Empresas do Mercado imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), depende de cada situação. “Investir em loja é sempre uma boa opção. Já no segmento residencial, apartamentos menores também são um bom negócio. Imóveis comerciais, geralmente, têm uma rentabilidade maior na locação do que o residencial. Eles tendem a se valorizar mais do que o residencial, pois esse último sempre sofre depreciação.”

O empresário salienta que investir em um imóvel, seja residencial ou comercial, é a melhor forma de se proteger contra a inflação. No caso do imóvel comercial, Moysés ressalta que atualmente há pouca demanda, principalmente de salas e andares. “Lojas apresentam um quadro melhor, já que têm mais liquidez”, garante. Ele esclarece que a localização e o preço são as principais vantagens dos imóveis comerciais. “Hoje, as construtoras estão optando por construir imóveis mais baratos. É mais fácil vender uma sala ou uma loja do que um apartamento, pois os valores são menores
. As construtoras que mais vendem hoje são as que trabalham com imóveis do programa Minha casa, minha vida.”

Para Mário Cunha, diretor comercial da PHV Engenharia, a relação entre investir no comercial e no residencial não difere muito, pois investir em imóvel é sempre bom. “Há um ditado antigo, que diz: 'Quem investe em terra nunca erra'. Hoje, modernizando: 'Quem investe em imóvel nunca perde o investimento', só não deu rima. A perspectiva do imóvel residencial é de uma depreciação um pouco maior do que o comercial, pois a tendência das pessoas que vão morar, utilizar o imóvel, é sempre de procurar um lugar mais novo. Já o comercial, bem localizado e bem construído, está sempre apto para atender às demandas das grandes empresas. Isso faz com que o imóvel comercial tenha valorização melhor do que o residencial.”

Mário salienta que a PHV tem projetos residenciais e comerciais, como também projetos mistos, o que hoje tem uma demanda grande. “As pessoas querem morar e trabalhar perto, é a praticidade e o conforto aliados à mobilidade, nesses tempos de trânsito cada vez mais pesado.”

OTIMISMO “Acreditamos num futuro de maior volume de negócios imobiliários voltados para a área residencial, pois temos uma demanda reprimida muito grande. Nosso déficit habitacional é de cerca de 10% das moradias existentes, o que representa algo em torno de 70 milhões. Então, temos muito campo para trabalhar esse segmento. Já o comercial vai na tendência do crescimento do país, novas demandas vão surgindo, empresas se reestruturando, umas aumentando, outras diminuindo suas estruturas
. Isso movimenta muito o mercado de imóveis comerciais.”

É por isso que a PHV está colocando à venda dois empreendimentos comerciais, o Cândido Portinari e o Diamond Business, localizados nos bairros Barro Preto e Lourdes. “Estamos tendo muitas visitas nos dois e acreditamos que faremos bons negócios durante a campanha do Boa Hora – iniciativa de 19 das maiores incorporadoras do mercado imobiliário de Minas Gerais com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon) – www.boahorabh.com.br. Hoje, as compras são muito conscientes. Tanto para o investidor quanto para quem está comprando para usar – empresas ou profissionais liberais –, tudo passa por um estudo de viabilidade econômica e financeira para essa concretização. Estamos otimistas.”