Vice-presidente das incorporadoras da CMI/Secovi-MG, Rodrigo Nunes acredita que as coberturas têm mercado garantido. “O que percebemos é que esse imóvel é um produto com endereço muito bem selecionado, exatamente por, historicamente, convergir para fatores como a comodidade de morar em um apartamento, mais seguro, poder morar em um grande centro e ter área de lazer com privacidade. Essa verdade fica ainda mais reforçada com o crescimento da cidade”, aponta.
Existem vários modelos de cobertura: linear, duplex, triplex e, mais recentemente, top house. O primeiro conjuga área coberta e livre em um só andar. O segundo, tipo mais comum no mercado, tem a área social, com quartos, salas e cozinhas, no primeiro pavimento, e área aberta e de lazer no segundo. O triplex conta com três andares, que podem ser projetados das mais variadas formas, inclusive com dois níveis com espaço livre. O último é mais novo no mercado e é a inversão do apartamento duplex.
“Esse tipo top house, que inverte a área social com a de lazer, é como se você estivesse numa casa mesmo. Já fizemos coberturas desse tipo em alguns empreendimentos, mas depende muito do projeto
Como esses imóveis têm um diferencial grande de conforto em relação aos apartamentos-tipo dos edifícios, o mercado deles é garantido. E, mesmo com preço mais elevado, a busca se mantém alta. “O que sabemos pela prática e vivência no mercado imobiliário é que esse produto tem um endereço certo. O que isso quer dizer? Geralmente, ele é o primeiro imóvel a ser comercializado no prédio
Lucas Couto esclarece que, ao se lançar um empreendimento, as coberturas têm procura elevada, mas, depois de um tempo, a tendência é cair. Por isso, a Patrimar busca oferecer diferenciais que destaquem seus imóveis no mercado, como fazer o elevador social chegar até o último pavimento do apartamento. “Pode parecer uma coisa boba, mas chama muito a atenção. Historicamente, a cobertura tem um tempo de venda um pouco maior que o apartamento-tipo. Nos últimos dois anos, as nossas coberturas foram vendidas quase no mesmo prazo dos tipo. Mas isso depende muito do leiaute, do projeto. Existe uma ideia de que cobertura é mais difícil de vender, mas não é o que temos visto ultimamente”, completa.
Uma delas é a cobertura do tipo top house do Lumière Residence Service, empreendimento da Concreto no Bairro do Lourdes, com quatro quartos, sendo uma suíte com hidromassagem e quatro vagas de garagem. No primeiro piso, ampla sala com varanda panorâmica, lavabo, cozinha, DCE e terraço descoberto com spa. No segundo ficam os quartos. Além disso, o edifício conta com espaço gourmet, quadra, piscinas, salão de festas, espaço kids, academia, sauna, entre outros.
Já a Patrimar Engenharia oferece três oportunidades do tipo duplex no Boa Hora. Uma delas é a cobertura do Edifício Olga Chiari, no Gutierrez. Com cinco vagas, o apartamento de 372 metros quadrados (m²) conta com quatro quartos (duas suítes), cozinha, varanda gourmet integrada à sala, despensa e cristaleira no primeiro piso. Já o segundo andar conta com sala de TV, lavabo, terraço descoberto, varanda gourmet, deque, piscina, depósito, área e banho de serviço. O edifício tem piscinas, sauna, deque, espaço fitness, salão de festas com home theater, espaço gourmet, playground, quadra poliesportiva, salão de jogos e espaço kids.
As outras duas coberturas são do Edifício Springfield, no Cidade Jardim, com 281m². O primeiro piso conta com três suítes, salas de estar e jantar integradas, cozinha e varanda integradas, lavabo, área de serviço e DCE. O segundo pavimento tem uma suíte, sala de TV, lavabo, terraço com varanda, churrasqueira, deque e piscina. Já o prédio oferece em suas áreas comuns piscina climatizada e piscina infantil, sauna, ducha, sala de massagem, espaço gourmet, salão de festas com home theater, espaço kids, playground, academia, miniquadra esportiva e salão de jogos.