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Estratégias bem-sucedidas

Top producers revelam como se sobressaem nas vendas de imóveis

Corretores que se destacam no mercado imobiliário contam o que fazem para conseguir fechar bons contratos mesmo em época de crise

Augusto Pio
A top producer Sandra Câmara não revela números, mas adianta que realizou sete grandes negociações - Foto: RE/MAX MG/Divulgação
Uma das profissões mais antigas é a de corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário.´É aquela pessoa que intermedeia, durante a transação de um imóvel, a relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Portanto, tem a função de disponibilizar as informações necessárias para que a venda do imóvel, urbano ou rural, seja negociada entre o comprador e o vendedor. Há no mercado vários tipos de corretores e um deles é o top producer – é assim que os corretores acima da média são chamados nos EUA –, aquele que consegue efetuar grandes vendas e, consequentemente, arrecadar boas comissões de corretagem, mesmo que o país esteja em crise.

Betânia Garcia, corretora de imóveis da franquia imobiliária RE/MAX Mix trabalha na área há mais de três anos. Ela conta que o valor bruto conseguido em comissão de corretagem em 2015 foi de R$ 200 mil. “Foram 14 negociações. Comecei a me preparar e usar estratégias para alcançar valores mais altos e me tornar uma top producer a partir de 2012. Prezo pelo bom atendimento em todos sentidos, por isso sou indicada frequentemente, o que me ajuda a obter esses resultados expressivos. Outra estratégia fundamental que utilizo, que deveria ser regra nas transações imobiliárias, é a exclusividade”, revela.

Segundo ela, com a exclusividade, o imóvel é avaliado minuciosamente para estar no valor correto de mercado e não acima, como a grande maioria dos imóveis anunciados por outras imobiliárias. “A captação em exclusividade permite também o contato frequente com o cliente vendedor e com isso entendemos melhor suas necessidades. A exclusividade garante maior eficácia na execução da atividade profissional, com planejamento específico, divulgação intensa, direcionada e permite elaborar estratégias, cujo escopo final é a satisfação plena dos clientes”, garante.

“Não me preocupo com as notícias negativas do país. Nesse período, os corretores que se deixam contaminar pelo negativismo saem do mercado e esse ramo imobiliário é maravilhoso
. Ele é para pessoas fortes e não para os fracos, por isso a necessidade de nos atualizarmos com cursos e treinamentos e também oferecer sempre o melhor para o cliente, de forma a nos tornarmos referência. Ou seja, ser uma pessoa que o cliente possa confiar para solucionar seus problemas, e não alguém que lhe trará outros. Capacitar-se sempre. Esse é o caminho do sucesso”, acredita Betânia.

INOVAR Há dois anos trabalhando como corretora da franquia imobiliária RE/MAX Ouro, a top producer Sandra Câmara não revela números, mas conta que realizou sete grandes negociações, sendo que três delas foram captações de imóveis que foram vendidos. “Devemos nos preocupar em melhorar e inovar. Por isso, peço feedback aos clientes, para ver em quais pontos posso melhorar e me tornar uma referência para eles no mercado imobiliário, pois temos como objetivo final acompanhar esse cliente em todas suas futuras transações.” Outra estratégia, segundo Sandra, é buscar cursos e treinamentos. “Dentro da marca RE/MAX existe uma universidade que oferece uma série de treinamentos, capacitações e cursos que nos colocam prontos para entender esse mercado e trabalhar de acordo com as demandas exigidas e sempre atentos às necessidades dos clientes.”

Ela conta que se empenha em fazer bem o trabalho, desde as captações – que envolve produção das fotos, levantamento de dados, avaliação de imóveis na região e no mesmo perfil e precificação correta para colocação do imóvel captado com valor real de mercado, entre outros. “Ao apresentar o imóvel para o cliente busco atender suas necessidades e prioridades, considerando seu perfil, exigências e condições. Além disso, me disponho a ouvir os dois lados, fazendo a defesa de meu cliente de forma justa e que viabilize o negócio. Ou seja, reconheço e valorizo em meu trabalho que o negócio seja bom para os dois lados, do comprador e do vendedor”, ressalta Sandra.

Ela aconselha aos corretores ficar atento às oportunidades do mercado
. “Que sejam cuidadosos com as pessoas de seu relacionamento, que poderão ser os principais canais para realização de negócios no mercado imobiliário. E que possamos nos atualizar sobre mudanças nesse mercado e no cenário econômico, conhecendo as boas oportunidades e as formas de viabilizar os negócios.”